Com o tema, Você se mexe e o mundo mexe com você, o dia do desafio desse ano, propôs à comunidade o incentivo da qualidade de vida com o exercício físico e aos cuidados com a saúde de forma geral. Para isso, dicas relacionadas à saúde, alimentação e beleza também foram oferecidas para as pessoas que participavam das atividades desenvolvidas pelo Sesc. Até as 15h de quarta-feira, o Dia do Desafio mobilizou cerca de 30 mil pessoas em Passo Fundo. Além das atividades desenvolvidas pelo Sesc, no play center e no ginásio do Clube Recreativo Juvenil, que aconteceram das 8h da manhã até as 20h, diversas atividades aconteceram pela cidade. Conforme o coordenador do Dia do Desafio do Sesc, Mateus Shnneider, as atividades integram pessoas de diversas idades e o principal objetivo é estimular a população a desenvolver atividades físicas e dar maior atenção para qualidade de vida em todos os seus aspectos. As atividades desenvolvidas pelo Sesc, conforme ele conta, duram em torno de uma hora, como foi o caso da atividade com a Maturidade Ativa, que reuniu diversos grupos da terceira idade para uma atividade ligada a dança. O mesmo grupo, conforme Mateus, já participou de trabalhos pela manhã. A aposentada Helena Rosa, 68 anos, conta que pratica exercícios diariamente. Ela participa de um coral, e nos ensaios o grupo também se exercita. “O exercício é extremamente importante para a saúde e , particularmente sempre gostei de atividade física. Não gosto de ficar parada e o exercício é além de estimulante, revigorante,” comentou.
Parcerias
As parcerias firmadas com a Universidade de Passo Fundo e com o Senac procuraram proporcionar mais serviços para a população. Entre eles a aferição da pressão arterial, realizada pelos estudantes do curso de enfermagem, dicas de alimentação saudável com o curso de nutrição. O curso de estética e cosmética também proporcionou limpezas de pele, maquiagem e massagem, e os estudantes do Senac ofereceram cortes de cabelo para as pessoas que integraram as atividades.
Sesi
Varias atividades físicas integraram os funcionários do SESI. Elas foram orientadas pelos professores do DATI e do SESI visando a melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade. O destaque foi a atividade realizada com a terceira idade – DATI, que praticaram ginástica e dança com duração de 45min.