Chuva e frio marcam finalzinho de maio

Massa de ar polar ganha intensidade nesta quinta-feira (30) derrubando ainda mais as temperaturas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O mês de maio foi marcado pelas variações climáticas. A temperatura mínima chegou a 1,8ºC e a máxima alcançou os 30,2ºC. Geada e baixa umidade relativa do ar também estiveram presentes. Para encerrar o mês, o frio e a chuva. Na tarde de quarta-feira (29), a temperatura despencou oito graus, de 23ºC para 15ºC. De acordo com a Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, isto aconteceu devido a entrada de ar polar que afastou a área de instabilidade. 

O feriado deverá iniciar com nevoeiro e o sol aparecerá entre nuvens durante o dia. A temperatura mínima será de 8ºC e a máxima 18ºC. Na sexta-feira (31), o dia será ainda mais frio. A mínima deverá ser de 4ºC e a máxima não ultrapassará os 20ºC. O mês de maio registrou até às 15h de quarta-feira, 77 milímetros de chuva, o que representa 67% da média histórica que é de 114,3 milímetros.

Conforme o observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio, o mês de junho inicia com uma frente fria associada a uma área de instabilidade. No sábado (01) e domingo (02), deverão ocorrer pancadas de chuva por vezes forte, descargas elétricas, rajadas de vento de intensidade moderada a forte e possibilidade de queda de granizo em pontos isolados com temperaturas entre 12ºC e 18ºC. “Estamos na transição do outono para o inverno que inicia às 2h04 do dia 21 de junho. Esta frente fria é de rápida passagem e o mês iniciará com clima típico de outono”, disse Sampaio.

Variações climáticas 

Segundo o observador meteorológico da Embrapa Trigo, no dia 2 de maio foi registrado 30,2ºC e no dia 17, a temperatura chegou a 1,8ºC. Além de geada, também houve dois dias de baixa umidade relativa do ar que chegou a 8%, muito abaixo do ideal para a saúde humana que, conforme a Organização Mundial de Saúde, é de 60%. Na semana seguinte, teve nevoeiro que permaneceu durante quatro dias e para encerrar o mês, a chuva e o frio.

 

Gostou? Compartilhe