Merendeiras participam de concurso Cozinhar é 10

A iniciativa visa um bom preparo dos alimentos, além de priorizar a qualidade na mesa dos alunos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Prefeitura de Passo Fundo promoveu nesta quarta-feira (30) o concurso “Cozinhar é 10!”, com o objetivo de aperfeiçoar e valorizar o profissional que prepara a alimentação dos alunos das escolas do município. A iniciativa visa um bom preparo dos alimentos, além de priorizar a qualidade na mesa dos alunos. Segundo a Coordenadora de Nutrição Escolar, Bibiana Sanches, o projeto é uma extensão do programa de aperfeiçoamento do preparo do feijão, sendo que o alimento é rico em nutrientes e uma das principais refeições nas escolas municipais de educação infantil. “Nosso principal objetivo é implementar ações que favoreçam no desenvolvimento do profissional que faz a preparação dos alimentos”, completa Bibiana.

O concurso foi realizado com a participação de 26 cozinheiras das escolas municipais de educação infantil. Foram criados quatro grupos com cinco cozinheiras e um grupo com seis. As cozinheiras foram julgadas pelo preparo do feijão, desde o pré preparo até a apresentação do prato servido. O vencedor foi o Grupo 3, que incluía as EMEIS Tio Patinhas, Fadinha, Chapeuzinho Vermelho, Abelhinha e Mundo da Criança. Elas levaram para a cozinha de suas escolas o selo “Minha cozinha é 10!”.

A cozinheira Zeloir Fátima dos Santos, da EMEI Margarida, do bairro José Alexandre Zachia, falou sobre a importância do projeto: “Além de qualificar os profissionais da cozinha, o concurso é importante para  que os pais e nutricionistas saibam o que é servido para os alunos, observando que somos instruídas a preparar uma comida de qualidade”, destacou Zeloir. Os itens julgados foram: higiene no preparo, cozimento do grão, consistência do caldo, utilização dos temperos, sabor e apresentação. Os jurados foram cozinheiros reconhecidos do município e representantes do Poder Executivo e Legislativo.

 

Gostou? Compartilhe