Depois de vários contatos com as companhias de telefonia que atuam na cidade, a Prefeitura de Passo Fundo deverá ir à Justiça para obrigar as empresas a adequarem seus postos de verificação - que dão acesso às caixas de inspeção localizadas sob o solo -, para o nível do asfalto. O problema acontece em mais de 90 pontos da cidade onde a Prefeitura já promoveu a nova pavimentação e os buracos têm causado transtornos aos motoristas que trafegam pelo centro.
Os pontos que não estão adequados provocam um desnível no asfalto prejudicando a trafegabilidade nas vias. “Após a execução do serviço de melhorias nas vias, por parte do governo municipal, é obrigação das empresas realizar esta adequação, passando o acesso do ponto de verificação do asfalto antigo para o mesmo nível do asfalto novo”, ressalta o procurador-geral do município, Adolfo de Freitas. “Deve ficar claro que a responsabilidade é das companhias telefônicas e não da Prefeitura. Estamos em busca de uma solução”, destacou a secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert.
A adequação dos pontos deve acompanhar as ações do programa "A Maior Obra é Você", promovido pela Prefeitura, que está realizando obras em diferentes ruas da cidade. Uma das áreas de maior fluxo de veículos e que o problema se torna mais evidente é na Rua Uruguai, especialmente no trecho central do município.