OPINIÃO

Fontes em Off - 05/06/2013

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A cultura como negócio
A professora Tânia Rösing apresentou o exemplo de Barcelona como modelo a ser seguido por Passo Fundo para que atividades culturais também possam se transformar em empreendimento. A Coordenadora das Jornadas Literárias almoçou ontem com um grupo de empresários associados da Acisa para falar da Jornada que acontece este ano com uma programação inovadora. “Os empresários passo-fundenses precisam saber que as atividades culturais também podem ser transformadas em bons negócios”, disse. Para ela, o melhor exemplo de aproveitamento de oportunidades e de cidade criativa é Barcelona. “Lá, eles propõe e criam coisas que trazem excelente resultados para a comunidade”. A Jornada de Literatura deste ano vai inovar mais uma vez. Antecede a movimentação um Festival Gastronômico que reunirá mestres da gastronomia nacional. Também serão realizados shows artísticos. “A vibração é para todos os segmentos da sociedade”, disse Tânia. 

Anuário da Infraestrutura
O diretor presidente do Grupo O Nacional, Múcio de Castro Filho, fez ontem a entrega de exemplares do Anuário de Infraestrutura e Logística ao secretário Estaadual de Infraestrutura Caleb Oliveira e ao secretário adjunto Claudemir Bragagnolo. O Anuário de Infraestrutura e Logística do Rio Grande do Sul é uma publicação do Grupo ON de Comunicação, M&M Comunicação e Matita Perê Editora Ltda. O jornalista Milton Wells, da Matita Perê Editora é o responsável pela pesquisa, textos e edição do conteúdo do Anuário.

Congresso

A União das Associações de Moradores de Passo Fundo realiza seu congresso municipal neste final de semana com fins de tratar sobre a reforma estatutária. O Evento será realizado, sábado, dia 8, das 14h às 18h na Câmara de vereadores e as inscrições dos delegados devem ser feitas até dia 05 de junho às 17h na sede da união. O evento pretende debater e aprovar reformas nos estatutos e encaminhar as eleições unificadas para a direção da entidades e suas filiadas.

Etnias
Acontece no próximo sábado (8) às 18 horas o culto ecumênico envolvendo as etnias de Passo Fundo. A celebração acontece na Catedral Metropolitana com a apresentação os corais alemão e italiano, mas envolvendo todas as etnias da cidade. Este será o único evento da Semana das Etnias.

Mutirão da Cidadania

O Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do trabalho - ACESSUAS/Trabalho estará recebendo inscrições para os diversos cursos ofertados pelo SENAI, SENAC, IFSUL, SEST/SENAT, SINE/FGTAS durante a realização do Mutirão da Cidadania, que acontece no próximo sábado, 08, às 9h, no Centro de Juventude Leão XIII – Victor Issler. Para a inscrição nos cursos, que são gratuitos, é preciso apresentar os documentos pessoais, comprovante de residência e cartão do Bolsa Família. Serão oferecidas vagas para as especializações em auxiliar administrativo, costureiro, montagem e manutenção de computadores, manicure/pedicure, torneiro mecânico, inglês, arrumador e conferente de cargas, vendedor, frentista, operador de empilhadeira, entre outras.

Semana
Foi aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores, projeto de lei, de autoria do vereador Sidnei Avila que institiu a Semana de Incentivo ao Empreendedor Individual. O objetivo é fazer com que as pessoas que trabalham por conta própria formalizem a sua atividade, para que possam emitir notas fiscais e ter acesso a crédito com juros mais baixos. Não há nada melhor para fortalecer a cidadania do que o desenvolvimento dos pequenos negócios, e assim mostrar que uma pequena empresa pode crescer e criar oportunidades.

Banco Multitecidos
O Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo foi representado pelo enfermeiro coordenador do Banco de Tecidos Musculoesqueléticos, Maurício L. Zangirolamani, no I Workshop em Banco Multitecidos: tecidos musculoesqueléticos, biomateriais e aplicações clínicas, realizado nos dias 24 e 25 de maio, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O evento abordou a operacionalização de um banco de tecidos, o processamento do tecido musculoesquelético desde a recepção do material, seu processamento até disponibilização dos tecidos aos profissionais e instituições credenciadas. Nesse contexto, foi destacado o controle de qualidade dos tecidos, rastreabilidade e notificação ao Sistema Nacional de Transplantes, Central de Transplantes do Estado e ANVISA, caso haja alguma irregularidade.

 

Gostou? Compartilhe