Tendo por meta arborizar todas as praças, áreas de lazer dos bairros e vias públicas de Passo Fundo, a Prefeitura lançou nesta quarta-feira (05), no Parque da Gare, o Programa Uma Criança, Uma Árvore. A intenção é realizar o plantio de mais de 10 mil árvores durante os quatro anos de governo, além da manutenção e preservação de áreas verdes e a recuperação das margens do Rio Passo Fundo. Conforme esclarece o prefeito Luciano Azevedo, o diferencial do programa já é apresentado em seu nome. “Plantaremos as árvores de acordo com o número de recém-nascidos registrados na cidade, todos os meses. Desta forma, cada muda representará uma nova vida que passa a fazer parte de nossa comunidade passo-fundense”, disse o prefeito.
Ao final de cada mês, será apurado o número de crianças nascidas no município e plantada a quantidade correspondente de árvores. Ou seja, uma árvore será plantada para cada criança nascida em Passo Fundo. O ato de lançamento do programa contou com o plantio simbólico de mudas de árvore pelo prefeito, o vice-prefeito Juliano Roso e alunos da Escola Municipal Wolmar Salton. Pablo Souza Santos, morador do bairro Hípica e pai de Yasmin, nascida na madrugada desta quarta-feira no Hospital São Vicente de Paulo, foi homenageado com um certificado e ajudou no plantio de uma muda para marcar a primeira árvore plantada em homenagem a uma nova vida que chegou ao município.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Enilson Gonçalves, a metodologia de ação do Programa se dará através de uma análise técnica dos locais de plantio, de acordo com espécies e época específicas. As atividades serão feitas com pareceres do Conselho Municipal de Arborização Urbana (Comau) e do Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA). Haverá, ainda, participação da comunidade, das Secretarias de Transportes e Serviços Gerais, do Interior, de Obras e de Planejamento, além da integração da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Ibama e Cia Ambiental. “Como benefícios, a arborização traz a redução do sol direto, o aumento da umidade relativa do ar, atenuação sonora, maior conforto térmico e, ainda, há a valorização imobiliária da área”, explica o secretário Enilson.
Além do plantio das árvores realizado pela SMAM, o Programa traz a proposta de adoção de árvores por associações de bairros e moradores, setores empresariais ou individualmente, em que escolas e instituições de ensino realizarão o plantio.
Programa quer plantar mais de 10 mil mudas de árvores
· 1 min de leitura