Mais de 6 mil crianças vacinadas em Passo Fundo

Campanha que começou no último sábado (8) segue nas unidades de saúde dos bairros onde existe sala de vacinação até o dia 21 de junho

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, 6.192 crianças foram vacinadas no último sábado, dia 8 de junho, no primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Esse número compreende 53% da meta de crianças a serem vacinadas. Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde, Mara Dill, a vacinação segue em todas as unidades de saúde dos bairros que possuem sala de vacinação. “É importante que os pais que forem levar seus filhos para vacinar durante este período levem a carteirinha de vacinação. Isso, porque é preciso verificar a situação vacinal da criança para saber se ela deve receber a vacina injetável ou em gotinhas”, explica.

A meta de vacinação em Passo Fundo é de 11.584 crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade. Nesta edição da campanha, as crianças menores de 6 meses não estão incluídas, pois são imunizadas com a vacina injetável da poliomielite, que integra o calendário básico infantil. Esse tipo deve ser dada aos dois e quatro meses, completadas com mais duas doses orais aos seis e 15 meses. Não existe tratamento contra a pólio, e somente a prevenção, por meio da vacina, garante a imunidade. O Brasil está livre da poliomielite há mais de 20 anos. O último caso no país foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença.

A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional.  Assine Já

Gostou? Compartilhe