Ação beneficia mais de 100 famílias no Záchia

O programa para ajudar famílias de baixa renda com os serviços básicos deve estar finalizado até o final deste mês.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com a intenção de promover melhor qualidade de vida para as pessoas de baixa renda, a Prefeitura de Passo Fundo conseguiu acordar uma parceria com a RGE para levar energia elétrica de forma regular em locais precários.

Em torno de 108 famílias da ocupação Záchia III estão sendo beneficiadas com a ação. “Nós tivemos uma reunião no início do ano com os moradores da ocupação para saber quais eram as demandas. Com a execução do cronograma, conversamos com a RGE para saber se existia algum programa para atender a necessidade da regularização da energia elétrica, um dos pontos mais críticos comentados pelos moradores. Existem ações que providenciam a instalação dos postes de luz e entradas para ocupações consolidadas e foi neste eixo que conseguimos encaixar a Záchia III”, explicou o secretário de Habitação, João Campos, que esteve no local para acompanhar o andamento das instalações.

O programa para ajudar famílias de baixa renda com os serviços básicos deve estar finalizado até o final deste mês. Após a instalação dos postes de luz e de um cabo que faz ligação com cada uma das casas, haverá a fiscalização do procedimento para que a RGE possa fazer a ligação de luz. Os moradores receberão ainda um kit com lâmpadas, fiação, suportes, tomadas e interruptores.

Para o presidente da ocupação Záchia III, Arivaldo Bohrer, a iniciativa da Prefeitura é importante. “Faz quatro anos que reivindicamos luz aqui. Em menos de seis meses após a reunião que tivemos com o governo municipal, temos este avanço. É um sonho ter luz para essas pessoas, vai melhorar bastante a qualidade. Antes a queda de luz era comum e muitos tinham seus eletrodomésticos queimados”, ressaltou. As ligações feitas até então eram irregulares e ofereciam sérios riscos para as famílias.

Estas melhorias foram solicitadas ao prefeito Luciano Azevedo em sua última visita ao bairro, realizada há menos de um mês. Os pedidos dos moradores também incluem uma nova capela mortuária e a construção de um muro para a proteção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Guaracy Barroso Marinho.

Gostou? Compartilhe