OPINIÃO

Fontes em Off - 12/06/2013

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Demarcações
A 6ª Regional da Farsul, composta por 21 sindicatos da região, comunica a adesão ao movimento nacional que irá fechar as rodovias do país no dia 14 de junho, das 9h às 14 horas, a pedido da Frente Parlamentar Agropecuária e convida os agricultores da região a participar da mobilização. A ação tem como objetivo sensibilizar as autoridades acerca das injustas demarcações de terras que vem sendo realizadas em todo o Brasil. Na região, a BR 285 será bloqueada em Mato Castelhano, a ERS 135 em Getúlio Vargas e a ERS 325 em Pontão. O trânsito será liberado a cada 30 minutos.

TV analógica
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse ontem (11) que o governo antecipará para 2015 o desligamento do sinal analógico de televisão nas grandes cidades. Além disso, prorrogará para 2018 o final do desligamento nos municípios do interior. O cronograma anterior previa que o desligamento total da TV analógica, que será substituída pela digital, seria concluído em 2016. Segundo o ministro, a presidenta Dilma Rousseff já autorizou a mudança, e um decreto será publicado nos próximos dias oficializando a alteração no calendário. 

Ranking
O Brasil é o país mais protecionista entre os integrantes do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo, de acordo com o Índice de Abertura de Mercados, calculado pela Câmara de Comércio Internacional (CCI). O Brasil aparece na 67º posição em um ranking total de 75 países. A pontuação do Brasil ficou em 2,2, de uma escala que vai de 1 a 6. Quanto menor a pontuação nessa escala, menor é a abertura de mercado. Entre os países do G20, o Brasil é o menos aberto. A Índia registrou pontuação de 2,5 e ficou na 64ª posição. De acordo com o CCI, os dois países têm notas baixas em política comercial, com 2 e 1,7, para Brasil e Índia, respectivamente.

Dilma
Se as eleições ocorressem hoje, a presidenta Dilma Rousseff teria 52,8% dos votos e venceria no primeiro turno, mostra pesquisa feita pelo Instituto MDA e divulgada ontem (11) pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT). Na disputa presidencial, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) aparece com 17% dos votos, seguido pela ex-ministra Marina Silva e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, com 12,5% e 3,7%, da preferência da população, respectivamente. O estudo analisou ainda o grau de conhecimento da população sobre os possíveis candidatos. Do total de entrevistados, 99,5% conhecem ou já ouviram falar em Dilma Rousseff. Na sequência aparecem Marina Silva (75,6%), seguida por Aécio Neves (72,6%) e Eduardo Campos (45%).

Mandela
O ex-presidente da África do Sul e Prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela, de 94 anos, completou nesta terça-feira (11) o quarto dia internado do Hospital Mediclinic Heart de Pretória, onde está internado numa unidade de terapia intensiva, devido a infeção respiratória. Mandela foi internado no sábado (8) e a Presidência da República sul-africana informou então que o estado dele era "grave mas estável".

Eletrônica
O Curso Técnico em Eletrônica do Instituto Estadual Cecy Leite Costa está com as inscrições abertas até 13 de junho pelo site www.educacao.rs.gov.br, link “matricula na escola pública”. O curso é no turno noturno, gratuito, com duração de dois anos e o profissional formado atua como responsável técnico de empresas, habilitado pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), nas áreas de informática, hospitalar, telefonia, monitoramento, TV, som e automação industrial. O processo seletivo ocorrerá em 22 de junho, às 14h. O candidato deve ter concluído o ensino médio.

Comércio 
Estão abertas as inscrições para o curso Técnico em Comércio até o dia 13 de junho. São 40 vagas para o turno da noite. O único requisito é ter o ensino médio completo. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.educacao.rs.gov.br ou na Escola Protásio Alves, na Avenida Brasil, no centro, a partir das 19h. O curso oferece formação completa na área de gestão e negócios. As aulas iniciam no dia 29 de julho.

Sinpro
O Sinpro/RS publicou no site Limite de Alunos por Turma o levantamento sobre o excesso de estudantes em sala de aula praticado por instituições do ensino privado no estado, no primeiro semestre de 2013. O estudo revelou turmas em 84 escolas de educação básica e 27 instituições de educação superior com o problema. Os dados representam um aumento de aproximadamente 33,3%, na educação básica e de 35% para a educação superior, em relação ao levantamento do último semestre de 2012. O levantamento foi feito junto aos professores do ensino privado que, por um formulário eletrônico enviado pelo Sinpro/RS, indicaram as turmas com o problema. No www.limitedealunosporturma.com.br/desenvolvido pelo Sindicato para a campanha, pais, estudantes e a comunidade em geral também podem se manifestar sobre o assunto.

 

Gostou? Compartilhe