Com base no que aprenderam no ano passado nas aulas de língua portuguesa que aconteceram em parceria com o projeto ON nas Escolas, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Wolmar Salton escreveram diversos textos dos gêneros jornalísticos. Um dos escolhidos, foi a reportagem, que atraiu a atenção de diversos alunos. Na semana passada publicamos algumas das reportagens escritas por eles.
Consumo exagerado de remédios para emagrecer
O uso exagerado de remédios para emagrecer no país, as chamadas “drogas e anorexígenas” está levando o Ministério da Saúde e a Anvisa a estudarem medidas para conter o consumo dessas drogas.
A Anvisa planeja o combate de remédios para emagrecer, pois o Brasil é o país que mais consome esses tipo de medicamento do mundo e também é o que mais os produz.
Esse tipo de substância, também conhecida como anorexígenas, são redutores de apetites e consumida em boa parte das vezes sem prescrição médica. Os anorexígenos são compostos por elemento como ofemproporexe a anfepramona.
Segundo dados recentes da junta internacional de fiscalização de entorpecentes, o Brasil produziu em 2005, cerca de 98% de femproporex e 89,5% de anfepramona consumidas no mundo.
Vale lembrar que esses medicamentos são usados ao combate da obesidade, problema realmente sério, que exige o uso de medicamentos, para que o paciente perca peso. Mas em alguns casos são vendido sem prescrição médica, para pessoas que não deveriam fazer uso deste tipo de medicamento.
Fica a dica: se você não está se gostando ou se sentindo bem com seu corpo e quer emagrecer, procure um nutricionista. Ele saberá orientá-lo e jamais tome remédios para emagrecer sem orientação médica.
Jaqueline dos Santos Batista e Chaiane da Rocha / 7º ano A
Professora: Cláudia Zimmermann Teixeira
Escola Municipal de Ensino Fundamental Wolmar Salton
A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional. Assine Já