O dia dedicado a Santo Antônio foi de portas abertas na paróquia que leva do nome dele, no bairro Petrópolis. Durante o dia, a igreja recebeu dezenas de fiéis que procuraram o local para orar, acender velas e fazer promessas. De acordo com a coordenação da paróquia, os horários de maior movimento foram o meio-dia e a o final da tarde, por serem horários de folga e final da jornada de trabalho das pessoas, respectivamente.
Uma das pessoas que dedicou parte do seu dia ontem para homenagear o santo, foi a senhora Joan Rosa Cristóvão, de 77 anos. Devota de Santo Antônio há muitos anos, ela conta que esta foi a segunda vez que foi até a paróquia para prestar sua homenagem. Maranhense de nascimento, ela conta que sempre faz um pedido especial pelo marido, de nome Antônio, já falecido há cinco anos. Além do marido, dona Joan também deu o nome do santo ao seu filho, em homenagem pelas graças alcançadas. “Tenho muita fé em Santo Antônio e alcancei muitas graças. E como não sei se poderei vir na festa no domingo, já fiz a minha obrigação”, comenta.
Tal como ela, diversas outras pessoas procuraram a paróquia. Algumas delas preferem rezar ajoelhadas em frente à relíquia, que fica ao lado do altar. Outras procuram a imagem do santo que fica no pátio da igreja, para acender velas e deixar bilhetes com pedidos na mão do santo. Segundo diz a tradição, deve-se deixar um bilhete com as características da pessoa que procura, se a intenção for casamento, por exemplo. O papel deve ser dobrado e colocado na mão do santo. Mas Santo Antônio também recebe diversos pedidos relacionados ao bem-estar da família, pois sempre pregou sobre a importância
A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional. Assine Já