Praticamente três anos se passaram e os quatro telecentros comunitários que eram para estar em pleno funcionamento em Passo Fundo não saíram do papel. Dois deles chegaram a ser inaugurados no final da última administração da Prefeitura, mas até hoje nunca funcionaram. Dos 44 computadores prometidos, a Secretaria de Cidadania e Assistência Social, afirma ter recebido somente 22 da empresa contratada pelo Ministério das Comunicações, através da Secretaria Nacional da Inclusão Digital. Metade dos computadores está guardada no Centro de Referência de Assistência Social da Vera Cruz (CRAS 2). A outra metade estava encaixotada no CRAS 4 (Schisler), mas por falta de segurança, depois do último furto registrado no local, os computadores foram levados para Semcas, onde permanecem encaixotados.
A responsabilidade pela entrega dos equipamentos seria da empresa contratada pelo Ministério, assim como o mobiliário, que também foi contratado pelo governo federal. Para realmente entrar em funcionamento, os telecentros deveriam estar totalmente equipados, com os computadores, móveis, rede elétrica, lógica e de internet. Segundo a secretária de cidadania e assistência social, Nelí Formigheri, os computadores somente podem ser instalados pela empresa fabricante. Mas para instalar, o Telecentro precisa estar completo, o que não ocorreu em Passo Fundo, pois até hoje não foram entregues as mesas e as cadeiras. Os imóveis e as instalações de internet e energia estão prontos desde o ano passado e foram cedidos pela Prefeitura. “A rede lógica está instalada nos quatro CRAS, mas as salas não estão prontas porque nunca recebemos os móveis”, relatou.
Apesar da falta de cumprimento do projeto, Nelí afirma que o município tem interesse em colocar os telecentros em funcionamento e que está em busca de móveis para instalar os computadores. “Temos todo o interesse em instalar os telecentros nos CRAS, mas queremos fazer a coisa séria e que realmente funcione. Assim que tivermos as mesas e cadeiras, vamos instalar os computadores. Mas não podemos instalar os telecentros nos quatro CRAS, pois recebemos computadores somente para dois”, relatou. Na última semana, a secretaria recebeu a doação de alguns móveis usados que foram retirados da Biblioteca Municipal.
A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional. Assine Já