Outono se despede

Inverno inicia às 02h04 de sexta-feira. Nova estação deve ter precipitações irregulares

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O último final de semana do outono será marcado por temperaturas entre 10ºC e 18ºC e possibilidade de pancadas de chuva esparsas e de intensidade fraca. A estação se despede e o inverno se inicia às 02h04 da próxima sexta-feira (21). A nova estação será de neutralidade para fenômenos como o El Niño e La Niña e terá oscilações na precipitação entre o padrão climatológico e pouco abaixo, especialmente no oeste e sul do Estado. Os dados são do observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet Ivegndonei Sampaio, com base no prognóstico elaborado pelo 8º DISME/INMET e CPPMet/UFPEL.

De acordo com Sampaio, as temperaturas do Pacífico Equatorial apresentam neutralidade, mas com possível aumento das negativas na parte leste e a permanência das negativas no Atlântico Sudoeste (entre o litoral da Região Sul do Brasil e o litoral Argentino). Com isso, o trimestre deverá ter chuvas irregulares. Nos meses de junho e agosto o volume pode ficar pouco abaixo do padrão climatológico em grande parte do Rio Grande do Sul. Em julho as precipitações tendem a ficar pouco acima do padrão no norte e dentro do padrão nas demais regiões do Estado.
Temperaturas

As temperaturas mínimas devem ter valores médios dentro do padrão climatológico na maior parte do Estado em junho e agosto. No mês de julho deve acontecer um pequeno aumento, com tendência de variações pouco acima do padrão em todo o Estado. Para as máximas o prognóstico destaca variações semelhantes às temperaturas mínimas. Para os meses de junho e agosto devem ter valores médios dentro do padrão climatológico, com exceção de pequenas áreas no oeste do Estado. Já no mês de julho os valores médios tendem a ficar pouco acima do padrão climatológico em todo o Estado.

Abaixo de zero
Sampaio destaca que mesmo assim podem ocorrer dias de frio intenso com formação de geada. As temperaturas abaixo de zero são determinadas pelas incursões de massas de ar polar. “Elas devem chegar principalmente nesta segunda quinzena do mês de junho e na primeira metade do mês de julho”, esclarece. O observador meteorológico enfatiza ainda que até agora já foram registradas cinco geadas precoces.

O mês de junho está com a temperatura média um grau acima do padrão histórico. A umidade relativa do ar está sete pontos percentuais acima da média e fica em 83%. O volume de chuva no mês está acumulado em 24,5 milímetros que representam 18% da média que é de 133,6mm.

Previsão do tempo
Apesar da previsão de chuva para o final de semana, ela não deverá ser em grande quantidade. Tanto no sábado, quanto no domingo as mínimas e máximas não devem ter grandes variações e ficam entre 10ºC e 18ºC. A semana começa com tempo bom e temperaturas em elevação. As condições se mantêm até terça-feira. A partir de quarta-feira há a possibilidade de retorno da chuva.

Gostou? Compartilhe