Passo Fundo foi a cidade escolhida pelo canal Futura para sediar a primeira Sala Futura da região sul e a primeira do país com foco no meio ambiente. A Sala Futura, inaugurada na noite de sábado, é uma parceria entre o Canal, o Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas e o Fórum Local da Agenda 21 Passo Fundo e contou, também, com o apoio da Prefeitura Municipal de Passo Fundo e do Ministério Público Estadual.
A proposta é aliar tecnologia e inovação à conceitos de sustentabilidade. A Sala Futura é uma midiateca que coloca a tecnologia e o conteúdo audiovisual produzido pelo Canal Futura a serviço da educação e da defesa dos direitos humanos, por meio de diferentes modelos de parceria. O acervo audiovisual disponível na Sala será utilizado em atividades e projetos pedagógicos a fim de promover debates sobre sustentabilidade, meio ambiente, educação e direitos humanos, entre outros temas. Enilson Silva Gonçalves, Secretário do Meio Ambiente destaca que a iniciativa “representa muito não só para o movimento ambientalista, mas para a sociedade.” Para o GESP, a Sala é mais uma alternativa de consolidar o trabalho realizado na cidade.
O espaço, que funcionará junto à sede do GESP, ampliará o acesso gratuito da comunidade a um vasto acervo audiovisual com conteúdos educativos, socioambientais, de lazer e de cidadania. A escolha de Passo Fundo se deu depois de diversas visitas técnicas a entidades e instituições que trabalham sobre o meio ambiente no município.