O tempo fechado não impediu que centenas de fiéis acompanhassem a imagem de Santo Antônio pelas ruas de Passo Fundo. A procissão, que fez parte da festa, que acontece há mais de 50 anos na cidade, teve início no trevo da UPF – no bairro São José – e se encerrou na frente da Paróquia Santo Antônio, no Bairro Petrópolis.
Pela primeira vez, a Festa de Santo Antonio, que tem por objetivo celebrar a vida e o exemplo do santo que é tido por muitos como casamenteiro, iniciou com a procissão. A experiência deu certo. Logo que chegaram na porta da Igreja, os fieis receberam uma bênção e se dirigiram para a missa. Pelo corredor central, a imagem do santo – carregada pelos festeiros da paróquia – deu início a celebração que relembrou todos os episódios da vida do homem que viveu primeira metade do século XIII, durante a Idade Média, e se tornou doutor em assuntos religiosos.
Depois da celebração, a comunidade se reuniu no ginásio, ao lado da Igreja, para o almoço festivo. E, na parte da tarde, a integração da comunidade aconteceu através de jogos, sorteio de rifa e reunião dançante com a banda Mesquita Show.