O centro da cidade, desde a manhã de ontem, está diferente: em frente à antiga prefeitura, na Av. Brasil, a unidade móvel do Procon estadual está atendendo consumidores que necessitem sanar dúvidas, conhecer o funcionamento do órgão ou, ainda, receber orientações e encaminhamentos relacionados ao consumo. O atendimento segue até às 16h de hoje. Depois, a unidade segue para Carazinho.
O Projeto, iniciado em março desse ano, já percorreu cerca de 20 cidades e, em cada uma delas, atendeu, em média, 60 pessoas. O trabalho é realizado em um ou dois dias, mas o alcance nas cidades é grande: além de o trabalho municipal ser reforçado, a parceria cidade-estado proporciona maior conhecimento para a população e, consequentemente, o mercado se torna mais atento aos direitos do consumidor.
Além da unidade móvel, o Procon atua, durante o projeto, junto às empresas da cidade e junto à Câmara de Vereadores. O resultado é evidente: “as pessoas têm nos procurado não só para reclamações, mas, também, para buscar o material informativo. Essa proximidade é importante. O que tínhamos era a percepção do problema. Agora, nós constatamos o problema e podemos agir nele”, comenta Cristiano Rodrigues Aquino, diretor do Procon estadual.
A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional. Assine Já