Campanha de vacinação contra a polio encerra hoje

Município vacinou 8,5 mil crianças, o que representa 74% do público alvo. Doses estão disponíveis em 31 salas de vacinação

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Encerra oficialmente hoje (21) a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite.  No município de Passo Fundo, 8.596 crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade receberam a dose da vacina, o que representa 74,21% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde

Os pais ou responsáveis de crianças que ainda não foram vacinadas devem comparecer as salas de vacinação da rede municipal até esta sexta-feira. A campanha iniciou no dia 8 de junho com a meta de vacinar 95% do público-alvo da campanha na cidade é de 11.584 crianças. Segundo a coordenadora da vigilância epidemiológica da Prefeitura, Raquel Carneiro, o levantamento considera apenas as crianças vacinadas até quarta-feira (19). “Os números estão abaixo da meta, mas esperamos vacinar mais crianças até sexta-feira. Caso não consigamos chegar ao número estipulado pelo Ministério, prorrogaremos a vacinação”, esclareceu.

Nesta edição da campanha, as crianças menores de 6 meses não estão incluídas, pois já são imunizadas com a vacina injetável da poliomielite, que integra o calendário básico infantil. Esse tipo de vacina deve ser dada aos 2 e 4 meses, completadas com mais duas doses orais aos 6 e 15 meses. Por isso, é importante não se esquecer de levar a caderneta de vacinação das crianças para que o profissional de saúde possa avaliar a situação vacinal da criança. 

A doença 

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda que atinge, principalmente, crianças de até 5 anos. É transmitida pelo poliovírus, que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e também em gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local, favorecem a transmissão. 

O período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é, geralmente, de 7 a 12 dias, podendo variar de 2 a 30 dias. A transmissão também pode ocorrer durante o período de incubação. O poliovírus se desenvolve na garganta ou nos intestinos e, a partir daí, espalha-se pela corrente sanguínea, ataca o sistema nervoso e paralisa os músculos das pernas. 

 

Gostou? Compartilhe