OPINIÃO

Das Redes para as Ruas

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Há 21 anos, quando os “caras pintadas” saíram às ruas exigindo a saída de Collor da presidência da República, a internet era um luxo para poucos. Apesar da indignação da sociedade brasileira com os escândalos tornados públicos, as manifestações de rua ficaram restritas aos grandes centros. As informações sobre a campanha “fora Collor” recebidas através do diminuto número de canais de TV, e ainda emissoras de rádio, jornais e revistas. Naquele “Brasil Novo”, eufemismo adotado pelo caçador de marajás, a indignação era manifestada por estas plagas através de fitas pretas amarradas nas antenas de alguns carros.

 I I

Nestes dias que antecedem a votação da controversa PEC-37 as ruas e praças vêm sendo ocupadas pelos indignados contra o reajuste do transporte público, mas também por tantas outras mazelas. A corrupção e a falta de punição, os baixos investimentos na saúde e educação, e até os gastos excessivos para a realização da Copa das Confederações e do Mundo em 2014, são outras das muitas bandeiras levantadas. E os motivos se multiplicam nas redes sociais, onde estão sendo articuladas as ações realizadas nas grandes, médias e pequenas cidades, em todos os quadrantes do país. Na quase totalidade delas, pacífica e ordeira.

 I I I

O chamamento para uma manifestação em Getúlio Vargas vem repercutindo pelo facebook e outras redes sociais. Dia, hora e local já estão definidos: terça-feira (25), a partir das 18 horas, no Calçadão da Praça Flores da Cunha. Cartazes, faixas, bandeiras e balões estão sendo preparados para o ato. Como ocorreu em Erechim e Passo Fundo, a grande maioria dos manifestantes deverá mesmo ser de estudantes. Pela visibilidade é crível que ocorram manifestações favoráveis aos agricultores da região que tem suas terras apontadas como indígenas. O ano em que a Constituição Cidadã completa 25 anos a jovem democracia brasileira mostra definitivamente sua cara.

 

Curtas:

# O prefeito Marcelo D’Agostini (PP), de Sertão, foi informado que a Senadora Ana Amélia Lemos (PP) apresentou uma emenda de R$ 250 mil.

# Os recursos serão utilizados para uma nova etapa de pavimentação asfáltica da Av. Getúlio Vargas até a nova sede do Instituto Federal.

# Também será beneficiado o Distrito do Englert e a indicação da senadora foi resultado da primeira viagem feita pelo chefe do executivo a Capital Federal.

# Floriano Peixoto está na relação dos municípios da região e que vão ser beneficiados através de programas dos Ministérios da Pesca e do Desenvolvimento Agrário.

# Dentre as máquinas e equipamentos que deverão ser utilizados na melhoria de estradas e abertura de açudes, beneficiando a agricultura familiar, predominante no município.

# O prefeito Geverson Zimmermann (PSDB), de Estação, recebeu recentemente a visita do deputado estadual Lucas Redecker (PSDB).

# No encontro realizado no Centro Administrativo a presença de integrantes do primeiro escalão e dirigentes partidários que apresentaram as demandas locais.

# O parlamentar, atendendo solicitação do prefeito, vai agendar uma audiência na Secretaria de Infraestrutura para que seja construída uma rótula na RS-135, permitindo acesso ao Parque Industrial.

# O vereador Dinarte Farias (PP), solicitou que a Secretaria de Educação marque uma reunião com representantes da Comunidade do Bairro Monte Claro.

# O presidente da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas quer ouvir sugestões para denominação de ruas do bairro designadas ainda como A, B, C, D, E, F, G e H.

# Na sessão realizada na noite de quinta-feira (20) entrou na pauta o Projeto de Lei Legislativo 003/13 que dispões sobre denominação de Ruas do Parque Industrial de Getúlio Vargas.

# As oito ruas do parque localizado no Bairro São Cristóvão deverão ter como patronos Albino José Gruber, Guerino Sandri, José Carbonera e Josephat Bellé.

# E ainda, Julio Jorge Oleksinski, Olilo Borgmann, Renato Bregoli (Paulista) e Ulysses Bernardon.

# Uma delegação oficial formada por parlamentares, liderados pelo deputado federal Jerônimo Goergen (PP) esteve na localidade de Mato Preto na tarde de quinta-feira (20).

# Os integrantes da Comissão de Integração Nacional de Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra), ouviram os agricultores ameaçados de perderem suas terras para os guaranis.

# Da Assembleia Legislativa participaram do encontro, que também ocorreu em Mato Castelhano, os deputados Gilberto Capoani (PMDB) Gilmar Sossella (PDT) e Ernani Polo (PP).

 

Dito & Feito: O movimento nas ruas do país que predomina na imprensa repercute entre os brasileiros que vivem no exterior. O getuliense Emiliano Utermohl de Queiroz e a esposa Lara, que estudam na Universidade de Coimbra, participaram e registraram uma manifestação de apoio realizada na cidade localizada na região central Portugal e que possuí cerca de 150 mil habitantes. Juntamente com algumas imagens enviadas pelo filho do ex. vereador Irineu Queiroz e da professora Monika, a informação que o ato pacifica contou com um grande número de estudantes do programa de bolsas Ciências Sem Fronteira.

 

Gostou? Compartilhe