OPINIÃO

Fontes em Off - 25/06/2013

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Agenda Comunitária

29/06: Jantar Italiano da São Cristóvão. Local: Salão da Paróquia São Cristóvão, no bairro São Cristóvão. Horário: 20h. O valor do ingresso por pessoa é R$ 38,00. Informações pelo telefone (54) 3045-2685.

Maggi de Césaro

Ao contrário do divulgado na edição de segunda-feira de O Nacional, na página 03, Fontes em Off, o nome correto do presidente do Bairro Maggi de Césaro é Nelci Carlos Alievi.

Bandoneon I

O Projeto de Lei de autoria do deputado estadual, Diógenes Basegio (PDT) que declara Passo Fundo a Capital Estadual do Bandoneon foi sancionado pelo governador Tarso Genro. O PL foi aprovado na Assembleia Legislativa, no dia 21 de maio de 2013, com unanimidade entre os 42 deputados estaduais presentes na sessão plenária. “A Lei número 14.252 oficializa Passo Fundo como a Capital do Bandoneon no Rio Grande do Sul”, declarou o parlamentar.

Bandoneon II

Para Basegio, esse reconhecimento incentiva o turismo da cidade e ainda valoriza nossos músicos e a cultura local. O idealizador do Encontro de Bandoneon, Plínio Menna Barreto, comemorou o título e o reconhecimento do trabalho realizado no município. O 11º Encontro de Bandoneon de Passo Fundo está marcado para o dia 16 de novembro deste ano.

Passodança

Seguem até o dia 28 de junho as inscrições para as oficinas da 11ª edição da Passodança. O evento, que acontece nos dias 5, 6 e 7 de julho, no salão de eventos do Bourbon, movimenta academias, escolas, grupos, profissionais e outros interessados na área. Além das mostras competitivas, serão oferecidas oficinas de ballet clássico, com Inês Camou, de Montevideo/Uruguai; de tango, com Jorge Rios, de Rosário/Argentina; de hip hop, com Raphael Simões, de Curitiba/Paraná; e de festa mix, com Rodrigo Scherer, de Caxias/Rio Grande do Sul. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal de Cultura e Desporto, Petipá ou na Baillar.

Logística

Na última sexta-feira, 21 de junho, a Reuse Brasil promoveu um encontro técnico que debateu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e a logística reversa, uma abordagem da situação atual feita pela engenheira química e técnica da Fepam, Carmem Lúcia Vicente Níquel. Participaram do evento profissionais de Passo Fundo, Soledade, Marau, Vila Maria, Carazinho e São José do Ouro, entre biólogos, secretários municipais, fiscais e engenheiros ambientais, estudantes e profissionais de outras áreas. Na oportunidade, foram arrecadados alimentos que serão doados para uma entidade beneficente.

Ocupação I

No último dia 10 de junho uma reunião foi realizada na sala de audiência da 4ª Vara Cívil com a presença dos advogados do proprietário e das famílias, Defensoria Pública e do vice-prefeito de Passo Fundo, Juliano Roso. O vice-prefeito disse que existem nove mil famílias aguardando moradia. Explicou, também, que já tinha oferecido uma área aos invasores, a qual se localizava na Vila Donária, mas ocorreu a rejeição. O juiz informou que o plano de construção de moradias do Município não apresenta descrição de atos concretos capazes de devolver a posse do bem em prazo razoável ao seu proprietário, como de direito e já reconhecido liminarmente. Conforme nota expedida ontem (24), foi fixado um prazo de 10 dias para desocupação voluntária da área. O prazo começará a contar da juntada do mandado de intimação nos autos.

Ocupação II

De acordo com a advogada do proprietário das duas áreas que já possuem liminar favorável à desocupação, Gabriele Machado, não há nova decisão judicial houve apenas o cumprimento de alguns prazos processuais e continua valendo a decisão de desocupação em 10 dias após a publicação da nota de expediente. “O que aconteceu é que eles conseguiram um pouco mais de prazo devido a questões processuais, mas o despacho inicial continua valendo”, explicou Gabriele.

Agasalhos

A Central de Doações da Defesa Civil já contabilizou 201.663 peças de roupas e 1.766 cobertores doados para a Campanha do Agasalho 2013. O balanço semanal é contabilizado pela Divisão de Relações Comunitárias da sub-chefia de Defesa Civil da Casa Militar, responsável pela coleta e distribuição dos donativos. Ao todo já foram recebidos pela Divisão 11 mil kg de alimentos, 20 mil litros de água mineral, oito mil pares de sapatos, 426 colchões, 150 travesseiros, cinco mil unidades de material hospitalar e sete mil peças de cama, mesa e banho.

Gostou? Compartilhe