Reformas no aeroporto devem ficar para o ano que vem

Com projeto pronto, recursos aprovados e operador contratado, Diretor Aeroportuário do Estado, sugere a criação de uma comitiva regional para pressionar o governo federal pela agilização do projeto

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O Diretor Aeroportuário do Estado, Roberto Carvalho Netto, disse nesta terça-feira (25) em reunião com autoridades e empresários regionais na Acisa, que as obras do Aeroporto Lauro Körtz de Passo Fundo devem começar somente no ano que vem. O novo adiamento surpreendeu, já que a expectativa era que as obras iniciassem ainda no segundo semestre deste ano. Netto havia anunciado em março, durante audiência pública da Comissão Mista Permanente de Participação Legislativa Popular da AL, realizada em Passo Fundo, que as obras iniciariam em meados desse ano. 

Segundo Netto, as reformas do aeroporto passaram a ser subsidiadas pelo governo federal, através do Projeto Federal de Investimentos em Logística: aeroportos regionais, no qual Passo Fundo foi contemplado com pelo menos R$ 27 milhões. Com a mudança, o recurso programado para o Aeroporto Lauro Körtz será totalmente financiado pelo governo federal, substituindo o Profaa (Programa Federal de Auxílio a Aeroportos) que até o ano passado seria o responsável, junto ao Estado, pela execução das obras no aeroporto. “Na medida em que processo não está sob o controle do Estado, nós passamos apenas a gestão política dele, ou seja, estamos cobrando constantemente do governo federal sobre o andamento dos projetos. Eu não posso dar certeza absoluta de quando as obras vão iniciar em Passo Fundo, no entanto, o que se vê em Brasília, é uma motivação muito grande para iniciar as obras primeiro semestre de 2014, até porque a presidente quer iniciar as obras ainda na gestão dela”, explicou.

Projeto pronto
Os R$ 27 milhões contemplariam a construção de uma pista de taxiway, asfaltamento do acesso e a ampliação dos angares e ainda o aumento do pátio para estacionamento das aeronaves. No Brasil, 277 aeroportos regionais devem receber investimentos. No Rio Grande do Sul, são 16. Passo Fundo e Rio Grande, segundo o diretor, estariam no topo da fila, pois já possuem os projetos executivos prontos, ao contrário do restante dos aeroportos gaúchos, que precisariam ainda licitar os projetos e que devem obedecer a um padrão único nacional estabelecido pelo governo federal. “Passo Fundo está um passo na frente porque já o projeto para a parte de infra-estrutura está pronto, restando ainda contratar o projeto para o terminal de passageiros, que provavelmente seguirá um dos quatro projetos padrões que o governo federal irá lançar”, esclareceu.

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