“Cerca de R$ 100 mil reais sobram todos os meses da arrecadação da tarifa de iluminação pública em Passo Fundo. No entanto, nós descobrimos que a taxa nunca foi reinvestida na mesma proporção que a população paga. Por isso, estamos nos dispondo a reinvestir este saldo excedente diretamente em obras de qualificação nas vias e passeios públicos da cidade”. A afirmação é do Prefeito Luciano Azevedo, que lançou, juntamente com a equipe da Secretaria de Transportes e Serviços Gerais, o Programa Cidade Luz, com o objetivo de melhorar a iluminação pública durante a sua gestão. O sétimo programa de gestão municipal foi lançado na tarde desta quinta-feira (27) no auditório da Faculdade de Economia e Administração da UPF.
Segundo o prefeito, o saldo entre a arrecadação da tarifa e os gastos com a iluminação serão utilizados na aquisição de maquinário e instalação de lâmpadas mais potentes e modernas (LED), com o objetivo de duplicar a luminosidade das ruas e passeios públicos da cidade. O programa vai atuar em três fontes: reforçar a iluminação nas avenidas Brasil e Presidente Vargas, nas ruas mais movimentadas do centro e nos acessos aos bairros e ainda no entorno de todas as escolas municipais e estaduais que possuem aulas noturnas.
Duas principais vias da cidade receberão os primeiros investimentos do programa até o final do ano. A Rua Independência, entre a Bento Gonçalves e a Fagundes dos Reais, deve receber iluminação a LED até outubro e a Avenida Brasil, entre o colégio Protásio Alves e o Fagundes dos Reis, até dezembro. A iluminação nestas vias servirá como teste para avaliar o custo-benefício da tecnologia, que promete ser mais eficiente e econômica, apesar de ter um investimento inicial mais alto que as lâmpadas amarelas, utilizadas em toda a cidade. O secretário de Transportes e Serviços Gerais, Cristiam Thans, assegurou que as melhorias devem aumentar o conforto noturno e a segurança nas vias públicas. “A iluminação a LED gera uma economia razoável no consumo de energia, oferece uma qualidade superior e ainda qualifica esteticamente a via”, explicou.
O gerente do projeto, o engenheiro elétrico da Secretaria de Transportes e Serviços Gerais, Edson de Araújo, explicou ainda que o projeto ainda contempla melhorar a luminosidade nas calçadas, praças e canteiros. “Hoje nós não temos iluminação nos passeios públicos, fora alguns pontos na Avenida Brasil, ruas Moron, Bento Gonçalves e Coronel Chicuta e em alguns canteiros e praças centrais”, exemplificou. A previsão é substituir as lâmpadas amarelas por brancas nas principais praças da cidade. “Estas lâmpadas são mais agradáveis e eficientes”, afirmou.
A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional. Assine Já