A amamentação é muito importante para a saúde da criança. Para que esse procedimento seja eficaz alguns cuidados devem ser tomados. Os profissionais de saúde que cuidam das gestantes e recém-nascidos precisam estar sempre preparados para auxiliar e orientar a mãe na hora da mamada. Pensando nisso, no último dia 21 de junho, o Hospital São Vicente de Paulo(HSVP) de Passo Fundo, através do Serviço de Fonoaudiologia, promoveu o Curso de Aleitamento Materno para os Profissionais da Área da Saúde, que teve a participação de 60 profissionais.
As palestras ficaram por conta da nutricionista Fabiana Salvatore Guedes, que falou sobre a diferença do leite materno e o leite de fórmulas, da diferença de nutrientes e gorduras existentes nesses leites e deu subsídios para que o profissional consiga convencer que o aleitamento materno é fundamental. A enfermeira Fabiana Andrade reforçou a importância do leite materno e os cuidados com a mama. Ela explicou sobre os diferentes tipos de mamilos e outros cuidados para que a mãe consiga alimentar seu filho pelo maior tempo possível, ou por 2 anos e meio como recomenda a Sociedade Brasileira de Pediatria. Já a última palestra foi ministrada pela fonoaudióloga Lisiane Siqueira, coordenadora do Serviço de Fonoaudiologia do HSVP, que abordou assuntos como o posicionamento do bebê no seio, a forma como ele suga e como os profissionais podem detectar se a mamada está inadequada.
Muitos participantes enfatizaram que usarão as dicas não só no trabalho, mas também no dia a dia caso venham a ter filhos.
A avaliação do curso e a participação dos profissionais foram positivas segundo Lisiane, uma das organizadoras do evento. “O curso foi bastante proveitoso. Profissionais de outras cidades vieram até o Centro de Apoio do HSVP para atualizarem os seus conhecimentos e buscarem novos aprendizados. Conseguimos vários subsídios e argumentos para incentivar ainda mais a mãe a alimentar o bebê com leite materno”.