OPINIÃO

Fontes em Off - 29-30/06/2013

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Pesquisa Methodos
O Instituto Methodus realizou uma pesquisa de opinião no dia 24 de junho com os manifestantes das passeatas “Porto Alegre vai parar” e “Segunda vai ser gigante” em Porto Alegre. Para a maioria dos manifestantes (85,9%), a onda de manifestações mudará para melhor o comportamento dos brasileiros em relação à política. Entre os resultados, a pesquisa identificou 21,2% dos manifestantes participavam do movimento pedindo a redução do preço da passagem de ônibus; 18,8% pelo fim da corrupção e 16,4% contrários a PEC 37. Para 45,4% dos entrevistados, o principal problema do Brasil hoje é a corrupção; para 14,6% é a educação e para 13,8%, faltam condições melhores de saúde.

O conteúdo completo da pesquisa você confere clicando aqui

IMED
Estão abertas as inscrições para a VII Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e VI Mostra de Pesquisa de Pós Graduação IMED. Neste ano as atividades acontecem entre os dias 23 e 25 de outubro e vai abordar o tema da “Internacionalização do Estudante no Ensino Superior”. Nesta edição a Mostra contará com seis Áreas do Conhecimento, sendo Ciências Exatas e da Terra: Ciências da Computação; Ciências da Saúde: Odontologia e Saúde Coletiva; I- Ciências Sociais e Aplicadas: Direito, Administração, Economia, Arquitetura e Urbanismo, Planejamento Urbano e Regional, Gestão Pública; Ciências Humanas: Psicologia; Multidisciplinar: Meio Ambiente; Engenharias: Engenharia Civil. Informações, inscrições e envio de artigos e pôsteres disponíveis no site www.mic.imed.edu.br.

Mostra Casa
As novidades do ramo da arquitetura e do design de interiores estão sendo apresentadas em Passo Fundo durante a realização da Mostra Casa Espaço Desing, feira inédita em Passo Fundo, que acontece até o próximo domingo (30) no Bourbon Shopping. A visitação é gratuita das 9h às 22 horas. Mais informações sobre a Mostra podem ser obtidas no site www.mostracasaed.com.br

Preso
O deputado federal Natan Donadon (RO) foi preso na tarde desta sexta-feira pelo superintendente da Polícia Federal, Marcelo Mosele, em uma parada de ônibus, na área sul da capital federal, com o advogado Nabor Bulhões. Depois foi encaminhado para a Penitenciária do Distrito Federal, uma das unidades do complexo, onde cumprirá a pena em uma cela individual. De acordo com seu perfil no site da Câmara dos Deputados, Donadon não tem nível superior. Porém, ele tem direito a cela individual por ter mandato parlamentar, pela Polícia Federal.

Sistema prisional
Segundo um levantamento realizado em março de 2013 pelos membros do Ministério Público em todo o Brasil, os 1.598 estabelecimentos prisionais inspecionados têm capacidade para 302.422 pessoas, mas abrigam 448.969 presos. O déficit é de 146.547 vagas (48%). A maioria dos estabelecimentos não separa presos provisórios de definitivos (79%), presos primários dos reincidentes (78%) e os conforme a natureza do crime ou por periculosidade (68%). Entre março de 2012 e fevereiro de 2013, nas prisões inspecionadas, foram registradas 121 rebeliões e 769 mortes. Houve apreensão de droga em 40% dos locais inspecionados e foram registradas mais de 20 mil fugas, evasões ou ausência de retorno após concessão de benefício. Ao mesmo tempo, houve recaptura de 3.734 foragidos.

Passe livre
O passe livre metropolitano estudantil, anunciado pelo governador Tarso Genro nesta quinta-feira (27) deve beneficiar estudantes de 63 municípios gaúchos a partir de agosto. Se aprovado pela Assembleia Legislativa, o projeto de lei deve provocar um impacto financeiro estimado entre R$ 8 milhões e R$ 10 milhões ao ano. Os alunos deverão comprovar local de residência e assiduidade nas aulas. Outros critérios, como número de viagens, ainda estão em fase de definição - o limite deverá ser de dois deslocamentos ao dia. O passe livre será válido para estudantes do ensino fundamental, médio, suplementar e superior.

Copa das confederações
Pesquisa feita com turistas estrangeiros sobre a Copa das Confederações mostra que a qualidade do transporte público, o preço da alimentação nos estádios e o atendimento no idioma estrangeiro estão entre os itens que tiveram avaliação negativa nas cidades-sede dos jogos. Bem avaliados estão serviços como o de táxi, a limpeza e a segurança pública, os restaurantes, o conforto dos estádios e o preço do transporte público.

Gostou? Compartilhe