Na manhã desta sexta-feira (28), 16 músicos oriundos das mais diversas instituições foram recebidos pelo prefeito Luciano Azevedo para encontrar alternativas para estruturação da sonhada banda municipal. O encontro teve ainda a participação do vereador Pedro Danelli (PPS) e do secretário de cultura José Ernani de Almeida.
Delmar Mazuí Fernandes, militar aposentado da Brigada Militar, que foi músico por mais de 25 anos da banda da Brigada, falou da importância do trabalho. “Queremos ser mais do que uma simples banda. Queremos ajudar crianças, formar novos músicos e marcar presença nos eventos municipais. Não temos nada igual em nenhuma cidade da região”, afirmou o mestre Mazuí.
O grupo dos músicos tem utilizado de forma improvisada uma sala cedida pelo Dati, no prédio do antigo quartel do Exército, mas dependendo das atividades do grupo de terceira idade, fica impossibilitado de ensaiar.
O prefeito e o secretário de Cultura deverão procurar meios para atender as necessidades para se formar a banda de Passo Fundo e auxiliar estruturalmente e com equipamentos musicais. “A formação da banda de Passo fundo será importante para enaltecer os eventos do município e ajudar na formação cultural e musical de jovens, através de oficinas e aulas nas escolas. Encontraremos uma forma de materializar este sonho, por isso, já formalizei o convite para abrilhantarem os festejos do aniversário do município”, salientou Luciano.
A Banda Municipal foi criada em 1958, através da Lei Municipal 836/58, chegando a funcionar no final da década de 50 e nos anos 60. A banda que hoje ensaia e se apresenta, quando é convidada, é formada por 16 músicos, seis integrantes da antiga banda da Brigada Militar e mais dez integrantes civis, entre alunos da Faculdade de Música da Universidade de Passo Fundo e integrantes de igrejas da cidade.
Prefeito recebe músicos que desejam reativar Banda municipal
· 1 min de leitura