OPINIÃO

Apoio dos prefeitos ao Curso de Medicina da URI

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Apoio dos prefeitos ao Curso de Medicina da URI

No exato momento em que o governo federal acena com a entrada de médicos de outras nacionalidades e o Conselho Federal de Medicina (CNM) recrimina a iniciativa, a URI – Erechim recebe o apoio da AMAU para o novo curso da instituição. Aprovado em todas as instâncias internas da Universidade, o curso de Medicina é visto pelos 32 prefeitos que integram a associação como fundamental para a melhoria do setor na região Norte do RS.

I I

Durante recente encontro dos integrantes da AMAU com os dirigentes da tradicional instituição de ensino superior, a Diretora Acadêmica revelou que o projeto vem sendo trabalhado desde o ano de 2011. A professora Elizabete Maria Zanin revelou também que o projeto do novo curso recebeu aprovação de diferentes entidades do setor como, por exemplo, os hospitais da região como o Caridade e a Fundação Hospitalar Santa Terezinha.

I I I

O professor Paulo José Sponchiado, Diretor-Geral da URI – Erechim, afirmou aos prefeitos que o Curso de Medicina quer, entre outros objetivos, contribuir para a melhoria da saúde pública de todas as comunidades do Alto Uruguai. Responsável pela construção do projeto curricular do Curso, o médico Sérgio Bigolin participou da reunião. Dentre os esclarecimentos, o profissional falou acerca dos resultados para o atendimento a saúde que o curso irá proporcional.

I V

A falta de médicos, problema crônico vivido por significativa parcela dos municípios brasileiros também afetam a região. Entusiasmada com as boas novas, a prefeita de Itatiba do Sul Adriana Tozzo (PT), presidente da AMAU, expressa o sentimento dos colegas. Ela aponta a instalação do Curso de Medicina como um avanço e cita a postura de compromisso dos diretores da URI com o desenvolvimento social. Prefeito da maior cidade da região, Paulo Polis (PT) quer que a entidade marque com urgência uma audiência com a Presidente Dilma Rousseff para que o projeto se concretize.

Curtas:

# O deputado estadual Gilberto Capoani (PMDB) tem utilizado o facebook para prestar contas de suas ações diárias.

# Na tarde de quinta-feira (04) o ex. prefeito de Sertão postou que estava em viagem pela RS-463, entre as cidades de Coxilha e Tapejara.

# Classificou a rodovia como vergonhosa e lamentou que o governo do Estado não consiga fazer a manutenção numa rodovia tão movimentada.

# Em poucos minutos a postagem do deputado Capoani já havia sido curtida e comentada por dezenas de pessoas.

# Sem sombra de dúvidas uma ferramenta para fomentar o debate, levando a ação parlamentar além do plenário do Palácio Farroupilha.

# Dezenas de pessoas participaram no último sábado (29) de uma manifestação pelas ruas da cidade de Sertão.

# A exemplo dos protestos que ocorrem em todo o país, o ato articulado pelas redes sociais fez coro às reivindicações por melhoria dos serviços públicos, fim da corrupção e cumprimento das promessas de campanha.

# A Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas vai realizar uma Sessão Solene em homenagem aos 75 anos da ACCIAS.

# A proposta foi apresentada vereador Elói Nardi (PP) e aprovada por unanimidade na sessão ordinária realizada no dia 27 de junho.

Dito & Feito:

O ex. Ministro Francisco Turra, presidente da União Brasileira de Avicultura, vi estar em Sertão no próximo dia 20 de julho. Ele confirmou a presença ao prefeito Marcelo D’Agostini (PP) e vai proferir uma palestra na manhã daquele dia no Centro Cultural 5 de Novembro. O evento integra o calendário oficial alusivo ao 50º aniversário de emancipação do município.

 

Gostou? Compartilhe