OPINIÃO

Fontes em Off - 09/07/2013

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

Do leitor

 O leitor Júnior Dal’Corte escreveu ao Jornal O Nacional, parabenizando pela reportagem sobre regras do uso das calçadas. Ele afirma que já havia solicitado a prefeitura e a guarda municipal de trânsito a fiscalização na rua Saldanha Marinho, próximo ao Hospital da Cidade. Conta que quase foi atropelado junto ao seu filho, devido a interrupção da área de passeio naquela região, mas nada aconteceu e tudo continua da mesma forma.

 

Consulta popular

Prefeitura deverá definir até o final do mês de agosto o modelo da consulta popular que ouvirá a comunidade sobre o sistema de transporte do município. A licitação será elaborada a partir desta consulta, que irá incorporar as reivindicações encaminhadas e submetê-las à avaliação técnica. O modelo da consulta popular incluirá avaliações sobre o número de linhas, itinerários, implantação de bilhetagem eletrônica, sistema integrado e pista preferencial. A proposta técnica voltará a ser analisada pela população. A licitação será finalizada após a conclusão destas etapas.

 

Novo Veneral

O advogado e ex-promotor público Paulo Ferenci é o novo Veneral da Loja Maçônica, Concórdia do Sul. A solenidade de posse contou com a presença de autoridades maçônicas de Passo Fundo e do Estado. A Loja Concórdia do Sul é uma das mais antigas do Rio Grande do Sul, e contou com personalidades dos mais variados setores da vida passo-fundense.

 

Interceptação I

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, acredita que a violação de dados de telefonemas e e-mails de brasileiros pelo governo americano tenha sido feita sem a participação das empresas do setor no país. Ele considera que as interceptações tenham acontecido via cabo submarino ou satélite, já que convênio com empresas para entrega de dados poderia se enquadrar claramente como crime. O diretor executivo do SindiTelebrasil, Eduardo Levy, negou a participação das empresas no monitoramento de informações pelos Estados Unidos.

 

Interceptação II

Paulo Bernardo reuniu-se com o presidente da Anatel, João Rezende, e pediu que o órgão regulador verifique se existiu participação das empresas no fornecimento dos dados. Paulo Bernardo também pediu ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que a Polícia Federal abra um inquérito para investigar o episódio. O ministro ainda avalia que isso poderá ter reflexos na confiança dos usuários de internet e nos serviços que até então era considerado um espaço seguro e livre. Conforme ele, o fato não prejudica as relações entre Brasil e EUA.

Mais médicos I

A partir de 2015 os estudantes que ingressarem no curso de medicina deverão  atuar dois anos no SUS para receber o diploma. A medida é válida para faculdades públicas e privadas e faz parte do programa Mais Médicos, anunciado ontem pelo governo federal. Com isso, o curso passará de 6 anos para 8 anos de duração. Os estudantes irão trabalhar na atenção básica e nos serviços de urgência e emergência da rede pública. Eles vão receber uma remuneração do governo federal e terão uma autorização temporária para exercer a medicina, além de continuarem vinculados às universidades.

Mais médicos II

Nesse sistema, os últimos dois anos do curso, de atuação no SUS, poderão contar para residência médica ou como pós-graduação, caso o médico escolha se especializar em uma área de atenção básica. Com a mudança nos currículos, a estimativa é a entrada de 20,5 mil médicos na atenção básica. O aumento de profissionais será sentido a partir de 2022, quando os médicos estarão formados. Por haver recursos federais no programa, os alunos das escolas particulares deverão ficar isentos do pagamento de mensalidade.

 

Subprefeitos

Uma reunião na sede da Secretaria Municipal do Interior reuniu os seis subprefeitos de Passo Fundo para discutir necessidades das comunidades. Um dos pedidos envolve a instalação das Agências de Correios (AGCs) nos distritos do município. Durante o encontro, foram discutidas as atividades educativas que deverão ser desenvolvidas para orientar os proprietários rurais a manterem seus animais distantes de rodovias. De acordo com informações do Ministério Público, os proprietários que não seguirem a orientação poderão ser responsabilizados por danos cíveis e pela prática de crime por omissão em relação aos animais que deveriam estar no interior da propriedade. Segundo a secretária do Interior, Liliane Rebechi, os locais com maior fluxo de animais são as rodovias ERS 324, km 107 e 122, a ERS 135, em toda sua extensão e a RSC, km 0 até o 03. Outros assuntos como a Patrulha Agrícola e serviços emergenciais dos distritos também foram abordados.

Gostou? Compartilhe