Cerca de 5,5 mil veículos deverão participar da procissão para homenagear o padroeiro dos motoristas. Há 52 anos, caminhoneiros, motociclistas, agricultores e demais fiéis fazem parte desta festa em honra a São Cristóvão. O evento será realizado no dia 28 de julho e abrangerá missa, bênção da saúde, procissão de veículos, churrasco ao meio-dia e show durante a tarde. Cerca de 150 pessoas trabalham desde março nos preparativos.
A Festa de São Cristóvão é um momento de fé e confraternização e foi realizada pela primeira vez no dia 05 de novembro de 1961. Conforme o pároco da Igreja, Pe. Wilson Pedro Lill, o evento tem dois objetivos principais: o religioso e o social. “A parte religiosa envolve a movimentação de fé dos fiéis que acreditam que São Cristóvão os acompanha nas estradas. Na parte social, o objetivo é cobrir os gastos com a recuperação do ginásio onde trocamos o piso das duas quadras, reformulamos o salão pequeno e a iluminação. Tudo custou R$ 130 mil”, explicou o padre.
Procissão motorizada
A procissão deverá sair do bairro Boqueirão por volta das 7h15 e chegará à frente da Paróquia São Cristóvão por volta das 8h. Os motociclistas do grupo Estradeiros do Sul serão os responsáveis por carregar a imagem de São Cristóvão. A bênção dos carros acontecerá no final do percurso da procissão, na Avenida Presidente Vargas, e será realizada por dois sacerdotes. O Kit motorista será distribuído em frente ao Instituto Cecy Leite Costa e será composto por brindes como fitinhas religiosas, água benta e uma garrafa plástica. Um envelope será entregue aos motoristas que quiserem colaborar com a Igreja.
A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional. Assine Já