Literário I
O 5º Festerê Literário em preparação à 15ª Jornada Nacional de Literatura terá mais uma série de atividades na tarde deste sábado (13). A partir das 15h e até as 17h, na Praça Capitão Jovino, em frente à Igreja Santa Terezinha, haverá apresentações do Coral ND Menino Jesus, de danças da Academia Baillar e de break do grupo Família Adams Crew, além de participação do Colégio Tiradentes com músicas e esgrima. Toda a programação é gratuita e aberta à comunidade.
Literário II
O Festerê Literário é promovido pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura Municipal. As atividades realizadas buscam mobilizar a comunidade em preparação às Jornadas Literárias. A 15ª edição da movimentação cultural acontece de 27 a 31 de agosto no Campus I da UPF. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.jornadasliterarias.upf.br.
Serviço
A CDL Passo Fundo está com um novo serviço disponível para os associados, é a Medicina do Trabalho. São oferecidos exames admissionais, demissionais e também periódicos, para verificar a capacidade que o candidato possui ao trabalho proposto, sua condição de saúde e se está apto para determinada vaga. Já os exames periódicos contribuem para preservar a saúde do colaborador além de verificar possíveis condições que podem ser agravadas pelo trabalho em execução.
Cenários
A possibilidade de brincar e transformar a arte de acordo com a sua personalidade está, agora, muito perto. Miriam Postal expõe, depois de 20 anos, individualmente e convida à população a acreditar na arte como uma possibilidade de mudança. No Museu de Artes Visuais Ruth Schneider, até 11 de agosto. Visitação de terça à sexta-feira, das 8h30 às 17h30 e sábados e domingos das 13h30 às 17h30.
Economia
A atividade econômica apresentou queda de 1,4% em maio, em relação ao mês anterior, de acordo com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período), divulgado sexta-feira (12). Foi a maior queda registrada na série história, iniciada em 2003, para o período, nesse tipo de comparação. A retração veio depois de dois meses seguidos de alta no indicador, de acordo com os dados revisados. Em abril, comparado a março, a expansão do índice revisado ficou em 0,96%. Em relação ao mesmo mês do ano passado, houve crescimento de 2,28% (sem ajustes). No ano, o IBC-Br apresentou expansão de 3,01%, e em 12 meses encerrados em maio, de 1,74%.
Proibidos I
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a distribuição e venda de um chá misto solúvel por conter substâncias não permitidas para chás. A decisão foi divulgada na sexta-feira (12) no Diário Oficial da União. O referido chá contém maltodextrina (carboidrato que aumenta energia muscular), sucralose (adoçante) e dióxido de silício – todas substâncias proibidas para chás.
Proibidos II
A comercialização de dois emagrecedores também foi proibida pela agência. Feitos à base de quitosana e spirulina, os produtos não têm registro, segundo a agência reguladora. As medidas valem em todo o território nacional. Para consultar os nomes e as marcas desse produto, basta acessar a página da Anvisa na internet: www.anvisa.gov.br.
Espionagem
Em reunião da Cúpula do Mercosul, a presidenta Dilma Rousseff defendeu que o Mercosul deve adotar “medidas cabíveis” para evitar a repetição de casos de espionagem. “Mais que manifestações, devemos também adotar medidas cabíveis pertinentes para coibir a repetição de situações como essas”, disse a presidenta. De acordo com a presidenta, a privacidade das comunicações dos cidadãos e das empresas devem ser preservadas. “Isso fere nossa soberania e atinge os direitos individuais inalienáveis de nossa população. Defendemos que a soberania, a segurança de nossos países, a privacidade de nossas comunicações, a privacidade de nossos cidadãos e de nossas empresas devem ser preservadas. E esse é o momento de demarcar um limite para o Mercosul”, disse.