A fila de espera por vagas em escolas municipais de educação infantil (Emei) em Passo Fundo, hoje, supera 2,5 mil crianças. As seis escolas que estão em construção por meio do programa ProInfância do governo federal poderia, juntamente com convênios já firmados pela Prefeitura, diminuir esse número quase pela metade. No entanto, as obras estão atrasadas em relação ao cronograma estabelecido inicialmente por diversos motivos. A escola do Bairro Menino Deus que deveria ter sido entregue no início do mês de maio está com pouco mais de 65% da obra realizada. A previsão é de que demore ainda entre três e quatro meses para ser entregue à comunidade.
Conforme o secretário de Educação Edemilson Brandão os motivos pelo atraso no cronograma são diversos. Os principais são os atrasos no início das obras devido a licitações desertas, contestações de empresas, terrenos que não apresentavam a infraestrutura adequada, além de atrasos em função do período eleitoral e troca de empreiteiras durante a execução das obras. “Devido a isso estamos com dificuldade para solicitar novas escolas de educação infantil para o município porque temos seis Emeis em atraso no cronograma de execução”, reforça. Sobre as licitações desertas, Brandão esclarece que devido ao aquecimento do mercado imobiliário, muitas construtoras não tiveram interesse em realizar as obras.
Das seis escolas em construção a com estimativa de prazo de entrega mais próximo é a Menino Deus que deveria ter sido concluída em maio e demorará ainda cerca de três ou quatro meses. Na sequência a obra mais adiantada é a do Loteamento Professor Schisler que está com cerca de 50% da obra concluída. Nas demais, o percentual de desenvolvimento das obras variam entre 11% e 33%.
Vagas
Cada uma das escolas que estão em construção por parte do Programa ProInfância disponibilizará 120 vagas, número que pode ter uma pequena variação. Hoje, a lista de espera por vagas em escolas de educação infantil é superior a 2,5 mil. Com essas Emeis e os convênios firmados o número de vagas oferecidas pode superar as mil. Hoje são oferecidas mais de 3,1 mil vagas na rede municipal de educação infantil. Desse total, 450 crianças permanecem nas escolas em tempo integral e o objetivo é ampliar esse número. “Esperamos aumentar esse número de crianças em tempo integral. Vamos aumentar o máximo possível, mas não podemos definir números exatos porque depende das negociações que serão feitas em cada comunidade”, observa o secretário de Educação. O turno integral beneficiará principalmente crianças menores de três anos.
A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional. Assine Já