Três milhões de jovens espalhados pelo mundo inteiro iniciam, hoje, a preparação oficial para a Jornada Mundial da Juventude que tem início na próxima terça-feira, 23. Alguns deles já desembarcaram no Rio de Janeiro; outros aguardam a viagem e, ainda, há aqueles que se unem às dioceses brasileiras para vivenciar a Semana Missionária. Inicia hoje, em 275 circunscrições eclesiásticas – divisões territoriais administrativas ou pequenas comunidades locais – uma série de atividades preparatórias e de cunho missionário visando a antecipação da JMJ Rio 2013.
Depois de receber a Cruz Peregrina e o Ícone de Maria, as Dioceses se unem, agora, para uma vivência cristã baseada, especificamente, em três eixos: cultura, solidariedade e fé. Em Passo Fundo, os jovens peregrinos terão a oportunidade de conhecer a realidade de cada paróquia da cidade e, ainda, visitas às Pastorais como a Cáritas e às instituições como Leão XIII. Além das visitas, a Semana Missionária proporciona, também, apresentações culturais, atividades esportivas, celebrações eucarísticas e momentos de reflexão. Para Irmã Salete, coordenadora do Setor Juventude – que se responsabilizou pela organização - “é um convite para propiciar momentos de experiência e encontro pessoal e comunitário com a pessoa de Jesus Cristo, conhecer a nossa riqueza cultural e envolver a juventude em campanhas, projetos de solidariedade e conhecer os que já existem.”.
O foco é, unicamente, a evangelização através da participação dentro das atividades realizadas cotidianamente. A programação inicia amanhã, as 19h, com a missa e a apresentação do grupo de missionários à comunidade. Depois, nos dias seguintes, as atividades acontecem durante o dia inteiro. Um dos pontos altos da Semana Missionária acontece na sexta-feira: 65 jovens vindos da Espanha serão recebidos pela cidade e irão participar das atividades junto com os jovens passo-fundenses. Acolhidos nas casas das famílias que enviam os jovens para a JMJ, eles participarão das atividades do final de semana e, por fim, no dia 21, o grupo peregrino se reúne na Catedral para uma missa de envio. O ônibus parte, portanto, logo após a celebração e chega, no dia 22, à Basílica Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo. A chegada no Rio, acontece no dia 23 – início oficial da JMJ.
A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional. Assine Já