OPINIÃO

Fontes em Off - 17/07/2013

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Seminário Internacional 
A Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul realiza nos dias 18 e 19 de julho o Seminário Internacional Concepções e Sentidos da Educação: pensamentos para uma nova prática social cidadã. O evento será realizado no Salão de Atos da Universidade e será transmitido para mais de 50 pontos em salas descentralizadas no interior do Estado. A conferência de abertura será ministrada pelo professor americano Michael Apple. Na região de abrangência da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a ação movimentará dois mil profissionais. Serão 10 locais que contarão com mediadores para os debates, sendo cinco em Passo Fundo, e o restante nas cidades de Nonoai, Casca, Guaporé, Tapejara e Lagoa Vermelha. Programação completa no site: www.seduc.rs.gov.br. 
 

Obras confirmadas

O prefeito Luciano Azevedo, acompanhado do secretário de Obras, João Bordin, e do Secretário de Transportes e Serviços Gerais, Cristiam Thans, participou segunda-feira de uma reunião no Bairro Industrial, agendada pela Associação de Moradores ainda em maio. As demandas emergenciais foram atendidas e, agora, o prefeito Luciano conferiu a situação e ouviu dos moradores que pediram canalização, asfaltamento de ruas, iluminação e limpeza. Também foi pedida a construção de uma praça. As melhorias de asfalto e canalização estão programadas para iniciar em outubro e, iniciarão por  cinco ruas do bairro: Rua Manoel de Araújo de Porto Alegre, Rua Alberto Bins, Rua da Industria, Travessa Sarandi e Rua Três de Maio. Quanto à iluminação do bairro, a secretaria de Transportes e serviços Gerais seguirá o cronograma.

Inscrições

O Sesc Passo Fundo está com as inscrições abertas para a edição de inverno do projeto Brincando nas Férias. A atividade será realizada entre os dias 22 e 26 de julho, na unidade local, na Av. Brasil, 30. Crianças com idade entre 5 e 10 anos podem participar do projeto, que contará com atividades lúdico-recreativas, oficinas de expressões artísticas e educação ambiental. Informações sobre as taxas de inscrição podem ser obtidas pelo telefone (54) 3313-4318 ou diretamente no Sesc Passo Fundo.

RS Mais Turismo

A Secretaria Estadual de Turismo do Estado realizará mais uma edição dos Encontros Regionais 2013 – Cultura e Tradição no município. O evento será nesta quarta-feira (17), das 9h às 17h, o Auditório do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (ICEG), da Universidade de Passo Fundo (UPF), será o palco de debates sobre as políticas do turismo para a região. O evento é uma ação do RS Mais Turismo e contará com a participação da secretária estadual de Turismo, Abgail Pereira. Para o  presidente da Funzoctur, Daniel Lé, a iniciativa deve ter a atenção da comunidade. As tratativas para o encontro estão sendo desenvolvidas pelo Fórum da Microrregião, Cultura e Tradição.

Olimpíadas Jurídicas

A Escola de Direito da Imed realiza a segunda edição das Olimpíadas Jurídicas. O evento visa propiciar aos acadêmicos um estudo pontual, durante o desenvolvimento do curso, de questões do Exame de Ordem, no intuito de despertar o interesse pela preparação constante para realização desta prova. Podem se inscrever nas Olimpíadas Jurídicas, alunos de Direito da Imed, do VII ao X semestre. A prova acontece no dia 19 de outubro, das 8h30min às 12h. O primeiro colocado na prova vai ganhar um Tablet, livro e menção honrosa, o segundo e terceiro colocados ganham um livro e menção honrosa cada. As inscrições iniciam no dia 17 de julho e se estendem até o dia 17 de outubro. O edital com demais informações e inscrições estão disponíveis no sitewww.imed.edu.br.

Drenagem

Um estudo de concepção sobre a drenagem urbana em Passo Fundo está sendo constituído pela Prefeitura, por meio de uma equipe da Secretaria de Planejamento. Através de licitação, duas empresas foram contratadas para realizar a análise pelas duas bacias hidrográficas que abrangem a cidade, a do Rio Jacuí e a do Rio Uruguai. Os trabalhos têm o prazo de 180 dias para a conclusão, a fim de diagnosticar a atual situação de redes de drenagem e de áreas de alagamento. O estudo foi motivado a partir da carência de dados sobre a questão e de instalações antigas, como as bocas de lobo que estão com a capacidade limitada. A partir da análise final e de alternativas propostas para os principais problemas referentes à drenagem urbana, serão realizados projetos executivos para sanar as deficiências apontadas. O projeto atualizado também será base para angariar recursos disponíveis pelo Governo Federal.

Gostou? Compartilhe