Já estão liberados os recursos na ordem de R$ 2 milhões para a aquisição do caminhão plataforma de combate a incêndios para o Corpo de Bombeiros de Passo Fundo. O anúncio foi feito pelo deputado federal Beto Albuquerque, autor da emenda parlamentar no Orçamento Geral da União -2013. “Fico feliz que desta vez o governo federal tenha tido a sensibilidade de liberar a emenda, pois não adianta lamentarmos tragédias. Precisamos agir com prevenção”, disse. No ano passado, Beto havia feita a emenda para o Corpo de Bombeiros, mas a União vetou a liberação dos recursos.
Conforme o parlamentar socialista, o caminhão irá para Passo Fundo após a Copa do Mundo de 2014, onde atenderá a região Norte do Estado. “Esta é uma região que vem crescendo muito verticalmente e o RS não possui um equipamento moderno como este, que pode atuar em uma altura máxima de 130 metros, protegendo o bombeiro e dando agilidade no socorro às vítimas”, disse. No Brasil, somente três estados dispõe da plataforma: Rio de Janeiro, Distrito Federal e Pernambuco.
Com o empenho da emenda, o governo do Estado já tem condições de comprar o caminhão, com uma contrapartida no valor de R$ 795 mil.