Entidades estudam possibilidade de aumentar leitos do Hospital Municipal

Medida deve ajudar a reduzir a superlotação nas emergências dos Hospitais São Vicente de Paulo e da Cidade

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Aumentar o número de leitos do Hospital Beneficente Dr. Cesar Santos é uma das medidas que poderá integrar o pacto de enfrentamento à superlotação das emergências dos hospitais de Passo Fundo. Uma reunião foi realizada na tarde de ontem (18) entre representantes dos hospitais São Vicente de Paulo, da Cidade e Municipal, juntamente com Secretaria Municipal de Saúde e 6º Coordenadoria Regional de Saúde para discutir o assunto. 

O Hospital Municipal possui atualmente 47 leitos e a ideia é criar novos leitos. Ainda não é possível afirmar a quantidade. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, os hospitais da Cidade e São Vicente de Paulo se comprometeram em disponibilizar as equipes de engenharia e arquitetura para avaliar a possibilidade de expansão de leitos e orçamento. “O município está disposto a colaborar financeiramente para reduzir a superlotação nas emergências”, disse o secretário de Saúde.

Na última quarta-feira (17), as entidades de saúde divulgaram que estariam elaborando um pacto para tentar amenizar a situação das emergências que estão com um excedente de cerca de 50% da capacidade instalada. Os três hospitais deverão entregar um plano de trabalho com ações para diminuir a superlotação.

O município está disposto a realizar transferência de recursos financeiros para os três hospitais para a contratação de mais profissionais e de equipamentos para atender a demanda. Além disso, a Secretaria de Saúde estuda a possibilidade de aumentar o número de atendimentos nas unidades básicas de saúde como Cais, PSFs e ambulatórios, para que a população que necessite de atendimento primário evite procurar os hospitais. O pacto que terá duração de três meses deverá ficar pronto na segunda-feira. Ele ainda precisa ser apreciado pelo Conselho Municipal de Saúde.

A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional. 
 Assine Já

Gostou? Compartilhe