Emergências permanecem lotadas

Apesar do apelo, situação ainda é de lotação nas duas principais unidades de atendimento de emergência em Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

No início da semana os dois principais hospitais de Passo Fundo pediram socorro à Coordenadoria Regional de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde quanto à situação de superlotação das emergências. Além de pedir auxílio, as direções dos hospitais emitiram nota oficial conjunta pedindo que as pessoas portadoras de patologias de menor gravidade busquem assistência em outros serviços de saúde da rede pública ou privada.

Segundo levantamento apresentado na terça-feira pelas duas instituições, cerca de 90% dos atendimentos realizados nas emergências são consultas, que poderiam ser realizadas em outros serviços. Apenas os 10% restantes são casos de urgência e emergência e requerem realmente o atendimento nesses locais.

Entretanto, na sexta-feira (19) a situação da superlotação permanecia nas duas instituições. No Hospital da Cidade, a emergência continuava operando com sobrecarga de atendimentos. No período da tarde cerca de 40 pessoas procuraram atendimento na unidade de emergência daquele hospital, que possui 18 leitos. No Hospital São Vicente de Paulo, a situação era semelhante. Apesar de a situação ter melhorado um pouco em relação ao início da semana, a unidade, que possui 29 leitos, estava atendendo 66 pessoas somente no período da tarde. Deste total, 22 aguardavam leito no andar e outros nove aguardavam atendimento.

A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional. 
 Assine Já

Gostou? Compartilhe