Na estrada

Depois do encerramento da Semana Missionária, peregrinos de Passo Fundo embarcaram rumo à Jornada Mundial da Juventude

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Algumas horas de viagem separam os jovens da cidade do encontro com o chefe da Igreja Católica, o papa Francisco. Antes de embarcarem em três ônibus, na noite de domingo, ainda no sábado os peregrinos se reuniram para o encerramento da Semana Missionária. Hoje, chegam a Aparecida do Norte e, depois, ao Rio de Janeiro onde amanhã inicia, de fato, a JMJ.

Realizado no Colégio Marista Conceição, o último dia de atividades da Semana Missionária - que antecedeu a Jornada - iniciou com uma celebração presidida pelo Arcebispo D. Altieri. Refletindo sobre a vocação, o jovens ouviram de D. Altieri que o chamado acontece pelo próprio Jesus Cristo e que é o momento de assumir a missão recebida. Depois da missa, os jovens se reuniram no auditório do colégio e participaram de apresentações artísticas. “Todos estavam muito alegres e felizes, mostrando o rosto jovem de Cristo”, comenta Ruan Carlos Pivotto, que participa do Curso de Liderança Juvenil e, também, participará da Jornada.

Depois das apresentações, D. Altieri apresentou a catequese a qual foi convidado para ministrar no Rio de Janeiro. A questão fundamental da fala do arcebispo questionou a juventude presente sobre as formas de ser jovem no mundo: “De que modo podemos multiplicar nossos dons dados por Deus a fim de mostrarmos a beleza da Igreja com nosso jeito jovem de ser cristão?”, perguntou.

A Semana Missionária encerrou com o convite para a participação da celebração do domingo. Para Ruan, os preparativos para a JMJ puderam se concretizar nesses dias: “Foi um dia em que os movimentos puderam se juntar por um objetivo maior de mostrar o rosto jovem da Igreja. A Semana Missionária que aconteceu aqui em Passo Fundo foi muito importante para minha preparação para a JMJ, pude conhecer mais a vivência de nossa arquidiocese, tive a experiência de conhecer a realidade das paróquias e também o trabalho de algumas entidades e partilhar as experiências com os demais jovens. Isso ajudou a me preparar espiritualmente para o encontro com o papa”, comenta.

No domingo, os jovens participaram da missa de envio, às 20h, e, depois, despediram-se da cidade. A Jornada Mundial da Juventude acontece de 23 a 28 de julho e conta com a presença do Papa Francisco. O Jornal O Nacional estará fazendo a cobertura do evento.

Gostou? Compartilhe