Projeto vai criar sala de leitura na escola da Apae

Comunidade interessada em ajudar, pode adquirir uma das obras pré-selecionadas. Livros foram escolhidos levando em conta a questão pedagógica

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Com o objetivo de formar um acervo para uma sala de leitura, a escola da Apae de Passo Fundo lançou a campanha do Projeto Pensação. Para montar o espaço, já existe uma sala que está sendo reformada, mas para garantir os livros, a escola precisa da participação da comunidade na doação de alguns títulos, que foram pré-selecionados considerando a questão pedagógica e os objetivos do projeto.

“A ideia inicial, que desencadeou todo este projeto foi a nossa nova proposta de investir na alfabetização e no letramento dos nossos alunos. A intenção foi a de oferecer mais recursos com gêneros textuais diferenciados para que tenham interesse, desenvolvam o gosto pela leitura, independente da sua condição de ler, nos seus múltiplos jeitos de fazer leitura”, explica Ângela Mara Berlando Soares, diretora da escola da Apae, que leva o nome de Escola Especial Sorriso do Amanhã.

Conforme Ângela, alguns dos alunos não são alfabetizados, mas têm outras formas de ler um livro. “Temos alguns alunos que não são alfabetizados, que não lêem, mas têm outras formas de perceber o texto: pela imagem, por fantoches. A gente quis enriquecer este ambiente, que é a sala de leitura, com recurso didático”, salienta. Dessa forma, quem quiser colaborar, deve procurar uma das livrarias Maneco, tanto do centro da cidade, quando na loja que fica na UPF, onde existe uma pré-seleção e adquirir uma das obras, que serão então encaminhadas para a sala de leitura. “O doador, a pessoa da comunidade que quiser cooperar com este projeto, chega lá, seleciona uma das obras e preenche um cartão onde se identifica como doador da obra para o Projeto Pensação”, comenta Ângela.

O projeto está sendo feito dessa maneira, com uma seleção prévia dos títulos, especialmente pela questão pedagógica, uma vez que foram escolhidos os livros mais apropriados para a intenção do projeto

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