Programa de desenvolvimento planejará futuro da agricultura em Passo Fundo

Dados reunidos durante um ano no Diagnóstico Rural do município e em reuniões nas comunidades do interior servirão para embasar o planejamento

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O futuro do agronegócio em Passo Fundo começa a ser planejado. Após um ano de elaboração do Diagnóstico Rural, apresentado recentemente, as entidades envolvidas já preparam o próximo passo: a criação do Programa de Desenvolvimento Rural para Passo Fundo. Além de estudar isoladamente cada cadeia produtiva para identificar potencialidades e fragilidades, o programa, que deverá ser entregue até o final do ano, contemplará informações para um planejamento de logística eficiente, uma vez que as condições das estradas são a maior queixa dos agricultores, e ainda formas de estimular atividades alternativas e de agregação de valor nas propriedades.

O estudo reuniu uma série de entidades na sua execução. De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater Municipal de Passo Fundo Ilvandro Barreto Mello todos os dados reunidos pelo diagnóstico e em 16 reuniões realizadas nas comunidades rurais do interior serão fundamentais para a elaboração do programa que não será isolado e contemplará ainda informações do agronegócio nacional e internacional.

O programa não terá um prazo para ser concluído, mas apresentará metas e deverá ser constantemente reformulado e atualizado. Atualmente está em andamento o trabalho de estudo isolado de cada uma das cadeias produtivas identificadas. Esse estudo identificará cada um dos elos para encontrar possíveis fragilidades e formas de como solucioná-las. As principais cadeias identificadas foram, em ordem de importância: produção de grãos, bovinocultura de leite, olericultura e avicultura.

Produção de grãos
Hoje, 61% dos produtores rurais trabalham com a produção de grãos. Os motivos para este alto índice são vários. Além de ser uma questão cultural, a força econômica atrai os agricultores para este tipo de produção. Mesmo as pequenas propriedades trabalham com grãos devido a falta de mão-de-obra existente hoje. Como esse tipo de sistema produtivo é praticamente todo mecanizado as propriedades se estruturaram para isso. Mesmo sendo tão forte, a cadeia precisará de alguns ajustes para poder impulsionar a economia local.

Leite
A bovinocultura de leite está presente em 15% das propriedades rurais de Passo Fundo, conhecida por trazer renda mensal aos produtores. Apesar dos avanços, a cadeia precisa vencer algumas barreiras para ser ampliada e garantir melhores resultados. As carências na formação de pastagens e no melhoramento genético do rebanho já estão sendo trabalhadas. Atualmente, apenas 16% dos produtores que têm rebanho leiteiro no município utilizam a inseminação artificial. Ações para a aquisição de equipamentos e material genético de qualidade estão em andamento e devem ser trabalhadas para que se tornem uma prática contínua.

A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional. 
 Assine Já

Gostou? Compartilhe