Incentivando o trote solidário

Calouros da UPF estão sendo convidados a realizar doação de sangue em campanha que se inicia neste dia 31/07

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As aulas do segundo semestre de 2013 iniciam nesta segunda-feira, dia 29 de julho, na estrutura multicampi da Universidade de Passo Fundo (UPF). Na data, a Instituição recebe novamente a comunidade acadêmica e, especialmente, os mais de 1,1 mil calouros. Além da tradicional Recepção Acalourada, os novos alunos e seus veteranos serão estimulados à solidariedade.
No primeiro dia de aula, às 8h e às 19h20min, os calouros serão recepcionados com programação especial nas unidades acadêmicas. Já no dia 30, no Campus I, às 8h30min e 19h30min, os calouros deslocam-se até o Centro de Eventos para a Recepção Acalourada. Além de momento cultural com um grupo artístico da UPF, será realizada a “Palestra muda” com o Dr. Dado Schneider, que tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de marketing, comunicação e criatividade.
De 30 de julho a 14 de agosto estará ocorrendo o Trote Solidário, que consiste na doação voluntária de sangue. De acordo com o reitor José Carlos Carles de Souza, a iniciativa é uma atitude em benefício da vida. “A UPF não apoia a prática de trotes que envolvam brincadeiras vexatórias ou violentas, por isso, estamos realizando o Trote Solidário, que certamente vai beneficiar pacientes de toda a região e motivar nossos estudantes a se engajarem em iniciativas solidárias nas cidades onde residem”, enfatiza.
A vice-reitora de Graduação Neusa Maria Henriques Rocha lembra que o ingresso no ensino superior marca um novo momento na vida dos jovens, de muita expectativa. “A UPF está preparada para receber novamente a comunidade acadêmica. Além de corpo docente e estrutura qualificados, proporcionamos aos nossos acadêmicos diferentes possibilidades de participação em projetos e iniciativas que resultam em uma formação completa”, sintetiza.
Trote Solidário
Realizada por meio da UPF Solidária, a campanha tem como beneficiários o Hemopasso, instituição que coleta e distribui hemocomponentes a 139 municípios, por meio de 52 hospitais da região, além do Hospital São Vicente de Paulo e do Hospital da Cidade de Passo Fundo. A campanha se estende até 14 de agosto e para participar é necessário que as turmas ou os voluntários façam o agendamento das doações nos dois pontos de coleta: Hemopasso e Hospital São Vicente de Paulo.
Como doar
Para doar, é imprescindível ter entre 18 e 67 anos, se sentir bem e pesar mais de 50kg. No dia da doação, o voluntário deve apresentar documento de identidade com foto, não estar em jejum, ter repousado no mínimo 6 horas, não ter fumado duas horas antes da doação e nem ingerido bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem o ato. Os doadores devem respeitar os intervalos entre doações, que, para homens, é de pelo menos de 60 dias (até quatro doações por ano), e para mulheres, de pelo menos 90 dias (até três doações por ano).
Pessoas que tenham entre 16 e 17 anos, interessadas em doar sangue, deverão se dirigir somente ao Hemopasso, acompanhados dos pais ou com consentimento formal do responsável legal registrado em cartório. O modelo de Autorização para Doação de Sangue está disponível para download no link http://www.pmpf.rs.gov.br/servicos/geral/files/portal/autorizacao_menor18.doc

As doações no Hemopasso devem ser agendadas pelo telefone (54) 3311-5555 e no Hospital São Vicente de Paulo pelo telefone (54) 3316-4087.

Gostou? Compartilhe