OPINIÃO

Coluna Saul - 30/07/2013

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Sinaleiras
Ao longo da Avenida Brasil temos várias sinaleiras e muitas reclamações dos motoristas, mas é de destacar a importância das mesmas para o fluxo dos carros que vem de ruas paralelas e que antes não tinham chance de atravessar a avenida com segurança.

Sinaleiras II
Outra questão é a implantação da onda verde, pois com isto o fluxo fica rápido, pois atualmente os motoristas não conseguem chegar na segunda sinaleira com a mesma aberta. Vemos ainda sinaleiras em pontos que antes não tinha movimento, mas com o crescimento da cidade a realidade mudou e estes equipamentos são necessários.

Retornos
O número de retornos ao longo das avenidas aqui em Passo Fundo inviabiliza qualquer projeto de trânsito e prova disto são os modelos adotados em cidades que hoje tem o trânsito resolvido. Menos retornos e melhor fluxo.

Hábito
As pessoas tem hábito de usar as avenidas principais, mas Passo Fundo cresceu e por ano temos mais de 5.000 veículos entrando na frota que já ultrapassa 100 mil veículos. Utilizar outras opções é a maneira de cada um colaborar com um trânsito melhor. As ruas paralelas estão asfaltadas e sinalizadas e servem de boas alternativas para fluir o trânsito de maneira organizada, mas isto depende mais dos motoristas do que da Prefeitura.

Estacionamento
Os motoristas que insistem em rodar e rodar para encontrar estacionamento em frente aos seus compromissos precisam se conscientizar que a cidade cresceu e caminhar algumas quadras além de ser mais prático é saudável. Dias destes estacionei na praça Tochetto e fui numa audiência no Fórum.

Fila dupla
Aqueles motoristas que ficam em fila dupla devem se conscientizar que isto atrapalha o trânsito e mesmo que seja por alguns minutos não é direito e nem legal. Atitudes como esta atrapalham e trancam o trânsito. Eu mesmo tive que levar uma multa para me conscientizar e mudar meus hábitos.

Ação de cada um
Trânsito depende de sinalização, de ruas asfaltadas, de lombadas eletrônicas e obras grandes como túneis, trincheiras e outras, mas com certeza ações individuais dos motoristas e pedestres são indispensáveis e decisivas para um trânsito humano, organizado e dinâmico. Faça a sua parte e tenha a certeza que tudo muda para melhor.

Faculdade de medicina
A melhor maneira de sabermos quem de fato é responsável por alguma obra ou atividade é se der errado. Quando algo dá errado apenas os idealizadores são apontados e quando dá certo muitoa aparecem para fotos e cumprimentos. No episódio da Faculdade de Medicina Federal ouvi de muitos que Dipp e Cecconello anunciavam algo eleitoreiro para ganhar as eleições. Testemunhei viagens dos dois mandatários do município para Brasília e as devidas articulações politicas. Deu certo e muitos se empenharam, mas com certeza os dois foram os que definitivamente bancaram o projeto.

PAC II e BID
Estes dois projetos receberam criticas de muitos opositores e também de integrantes da situação. Criticas pela demora, pelo financiamento e ainda pelo desgaste político. Pois bem, vemos agora as obras acontecendo no trânsito e em breve na Gare com verbas do BID. Vemos creches, ambulatórios e asfaltamento sendo entregues para a comunidade pelo PAC. Governar e decidir e nos momentos difíceis só os fortes permanecem ao lado.

Atual governo
Atualmente vemos o Prefeito Luciano Azevedo tomando atitudes difíceis, mas necessárias e como no passado muitos se distanciam dos reflexos destas decisões, esquecendo que a médio e longo prazo os efeitos aparecem. Governar é assim nos momentos difíceis só os parceiros de verdade e na hora da colheita falta espaço para as fotos.

 

Gostou? Compartilhe