O Grupo Editorial O Nacional lança, nesta terça-feira, a quinta edição do Anuário – Gigante do Norte. O evento será no restaurante Casa Rosada, do Villa Vergueiro Hotel, a partir das 18h30 para convidados e autoridades. O Anuário apresenta detalhes de um dos municípios que mais cresce no Rio Grande do Sul. Os números da economia de Passo Fundo traduzem esta afirmação a começar pela evolução do PIB. O indicador mostra que o município cresceu acima a média do Brasil e do Rio Grande do Sul. A publicação é feita em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo e Universidade de Passo Fundo.
Houve avanços também na educação e no emprego, já que, segundo o IBGE, em dez anos, Passo Fundo melhorou o seu nível de instrução e mais de 20 mil pessoas concluíram uma faculdade. Pelo menos 58% dos trabalhadores tem carteira assinada. Com mais postos de trabalho, a cidade atrai milhares de pessoas para estudar e trabalhar.
Com 18,8% de crescimento nas receitas públicas entre 2010 e 2011, Passo Fundo é o 10º município do Estado na arrecadação pública. Anualmente, a partir de 2005, o orçamento municipal tem crescido em média 15%. Na área de saúde, além de ser polo no atendimento médico e hospitalar com o maior leque de especialidades e um atendimento de altíssimo nível tecnológico, Passo Fundo também é formador de profissionais como médicos, cirurgiões dentistas, psicólogos etc. O agronegócio brasileiro muito deve ao trabalho de pesquisa desenvolvido pela unidade da Embrapa Trigo, instalada em Passo Fundo desde 1973. Resultados de pesquisa com várias culturas representaram uma revolução ao agronegócio regional e do Brasil.
O Anuário Gigante do Norte revela nesta edição que, pela primeira vez, Passo Fundo alcança o patamar de alto desenvolvimento, segundo o índice Firjan de Desenvolvimento dos Municípios. A publicação também traz depoimentos de pessoas que escolheram a cidade para estudar, fazer negócios e formar família. Os assinantes do Jornal O Nacional podem retirar um exemplar da edição na portaria da empresa, na Silva Jardim, 325 A.