FICAI assume formato digital

A ficha no formato online pretende facilitar o trabalho, agilizar o processo e vai apresentar a infrequência escolar em um âmbito estatístico geral

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A informatização da Ficha de Comunicação do aluno infrequente, FICAI, foi apresentada na tarde de ontem, na Câmara de Vereadores, para os conselheiros tutelares de diversas cidades da região. O sistema contribuirá na agilidade e na organização dos dados dos processos, e estará disponível para verificação aos atores envolvidos. Além disso, conforme a promotora Ana Cristina Cirne ressalta, a ferramenta será um importante instrumento para medir os índices estatísticos gerais que levaram a infrequência dos estudantes. Ela também contribuirá para a análise das organizações no desenvolvimento de políticas públicas para a redução dessa problemática. O novo sistema foi apresentado pelo vice-presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares do Rio Grande do Sul, Getúlio Martins Silveira Junior.

De acordo com ele, esse sistema é uma das alterações firmadas em 2011, e está sendo implementada agora. A informatizaçãocria um filtro estatístico através da categorização, que são apontamentos realizados pela escola, conselho tutelar e ministério público, referente aos motivos que levaram o aluno a se afastar do meio escolar. Esses apontamentos são classificados em categorias que podem ser buscados no sistema, e usados para medir os índices de infrequência. “Você pode buscar o número das ausências, classificadas por turno, idade, sexo e diversas outras características, graças a categorização dos dados inseridos na ficha”, destaca Getúlio. O sistema é gratuito e está disponível para as instituições que possuam um computador com acesso a internet.

A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional.  Assine Já

Gostou? Compartilhe