Os moradores da ocupação Leonardo Ilha decidiram em assembleia realizada na segunda-feira (29) que farão novas mobilizações caso não sejam apresentadas soluções concretas durante a reunião que será realizada nesta quarta-feira (31) com a Prefeitura de Passo Fundo. Entre as reivindicações dos ocupantes ao Executivo está a desapropriação das áreas ocupadas por 196 famílias desde outubro de 2012. A justiça já determinou a reintegração de posse ao proprietário das áreas. As famílias aguardam intimação judicial e a partir daí terão dez dias para deixar voluntariamente o local.
Durante a assembleia, os moradores avaliaram a última reunião que tiveram com o prefeito Luciano Azevedo e vereadores, no dia 24 de julho, quando ocuparam o primeiro andar do prédio da Prefeitura. A avaliação foi positiva, mas eles decidiram que se o prefeito não apresentar uma solução concreta para os moradores, novas mobilizações serão realizadas. “Uma nova ocupação da Prefeitura não está descartada. Como não temos para onde ir, iremos morar na Prefeitura”, afirmou um dos líderes do movimento, Adriano Seco.
Os moradores estão reivindicação a desapropriação das atuais áreas ocupadas no loteamento Leonardo Ilha ou de áreas próximas do bairro. “Não há outra saída. E no desespero da violência de um despejo, não esperem atitudes pacíficas das pessoas”, avisou outra líder do movimento.
Os moradores também aguardam uma reunião com a Secretaria de Habitação do Governo do Estado. “A Secretaria de habitação se comprometeu a se reunir conosco antes de quarta e até agora nada. Será que o Poder Público só recebe as pessoas quando a protestos? Será que teremos que trancar a ERS 135 de novo para ser recebidos?”, disse um dos moradores.
Além dos próximos passos, a reunião serviu para os moradores se organizarem para assistir a peça de teatro “o Bilhete” que estará em cartaz no dia 02 de agosto, no calendário da 1ª mostra de Teatro Passo Fundo em Cena. “A maioria dos moradores nunca foi ao teatro, não sabe o que isso”, salientou Elieser.