Ação educativa para o trânsito

A atividade foi desenvolvida no cruzamento entre as ruas General Netto e Independência

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Dentro das comemorações da Semana do Município, a Prefeitura  de Passo Fundo, através da Guarda Municipal de Trânsito, realizou ações de conscientização para o trânsito. A atividade, que foi desenvolvida no cruzamento entre as ruas General Netto e Independência, no centro da cidade, teve como objetivo mostrar aos pedestres a importância de atravessar a rua na faixa de segurança, e a  aplicação de testes de bafômetro de forma educativa, explicando os perigos da combinação álcool e direção.

O Agente Fiscal de Trânsito, Emerson Drebes, entregou, junto com voluntários do setor de educação,  folderes para os pedestres que atravessavam a rua no momento da ação. De um lado, para quem atravessasse na faixa, uma imagem positiva com a frase: “Parabéns! Você é um bom pedestre! Quem te espera em casa agradece!”. No lado oposto, frases de alerta, direcionadas às pessoas que atravessavam fora da faixa: “Cuidado! Você está em perigo! Alguém espera você em casa. Quer arriscar?”. “Esta ação visa tornar o trânsito mais humanizado, evitando problemas como atropelamentos que podem ser muito graves”, destacou Emerson.

A ação contou com a participação de diversas entidades e empresas parceiras, como Rotary, Lions, SEST/SENAT, Centros de Formação de Condutores, entre outras. Para a representante do SEST/SENAT, Vânia Palácio, é fundamental aliar a educação teórica com a prática, principalmente em relação ao trânsito. “A área de aprendizagem é concomitante ao trabalho realizado pelos agentes de educação. Precisamos da conscientização dos motoristas e pedestres para fazer a diferença num trânsito melhor”, apontou Vânia.

O teste educativo do bafômetro, chamou a atenção dos pedestres para os perigos de beber e dirigir. O chefe da Guarda de Trânsito, Ruberson Stieven, afirma que as ações são necessárias para alertar a todos. “Para um trânsito seguro, é necessário que motoristas e pedestres tenham consciência do seu papel, respeitem e atravessem na faixa de segurança, e não dirijam alcoolizados. Só assim teremos um trânsito seguro”, finalizou.

Gostou? Compartilhe