A frente fria que deveria predominar nesse final de semana trouxe instabilidade apenas no sábado. De acordo com o observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio, a instabilidade deveria ter predominado entre o final da tarde e a noite de sexta-feira, mas foi no sábado à tarde que ela se generalizou. A chuva foi torrencial com descargas elétricas, sem a presença de vento forte, mas com a ocorrência de granizo em alguns pontos da cidade. O acumulado chegou a 41 mm, representando cerca de 20% da média histórica do mês, que é de um total de 187 mm. A instabilidade deveria predominar ainda no domingo pela manhã, mas foi registrado apenas nevoeiro nas primeiras horas do amanhecer. Sol e céu aberto predominaram durante a maior parte do dia. A temperatura mínima ontem foi de 9°C e a máxima chegou aos 21°C. A semana se inicia com sol, mas com temperaturas baixas ao amanhecer. A temperatura mínima na manhã de hoje deve ser 6°C e a máxima não deve passar dos 16°C.
Previsão
Amanhã, terça-feira, a mínima será de 10°C e a máxima chegará aos 22°C. Já na quarta-feira a temperatura mínima será de 14°C e a máxima pode chegar aos 26°C. Na quinta e sexta-feira, as temperaturas elevadas se repetem, podendo registrar as maiores temperaturas desse inverno. Isso se deve à entrada de uma massa de ar quente e seco que vai garantir o predomínio de sol e calor a partir da metade dessa semana. Até agora a maior temperatura registrada nessa estação, aconteceu na última sexta-feira, com máxima de 27°C. Desde maio, no outono, não se registrava uma temperatura tão alta.
Geadas
Mesmo com a temperatura amena no amanhecer dessa segunda-feira, Passo Fundo não deverá ter formação de geadas. A ocorrência delas poderá acontecer apenas na região nordeste, serra e na serra catarinense.
Chuva
As chuvas retornam no próximo final de semana e juntamente com a instabilidade, há umindicativo de declínio das temperaturas. De acordo com Sampaio, as mínimas serão de 6°C e as máximas não devem passar dos 12°C.