Prefeitura começa a elaborar o Plano de Mobilidade Urbana

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Nesta terça-feira, dia 06, o prefeito Luciano Azevedo assinou a ordem de serviço o início da elaboração do Plano Diretor de Mobilidade e do Programa de Desenvolvimento Integrado de Passo Fundo – PRODIN. A empresa TC Urbes Ltda, que venceu a licitação, tem 240 dias para a execução dos serviços iniciais do contrato.

Em 1953, foi aprovado o primeiro Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, para o processo de planejamento viário do município. Depois em 1983, teve o segundo plano diretor, que fortaleceu o conceito viário, ordenando o solo urbano, definindo a hierarquização das vias  e tendo uma proposta de sistema viário ao longo das áreas de expansão e ligando os loteamentos existentes.

Então, em 2006, foi aprovado o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado, construindo um sistema municipal de mobilidade, que teve abrangência das vias fora e dentro do perímetro  urbano.

A mobilidade urbana proposta deverá priorizar a melhoria na qualidade de vida, abrangendo a infra-estrutura de circulação motorizada e não motorizada. A cidade de Passo Fundo com aproximadamente 180.000 habitantes e a frota de veículos que aumenta 8% ao ano, necessita de ações de planejamento para a malha viária, estacionamento, transporte coletivo, transporte não motorizado, acessibilidade em geral e mobilidade em zonas rurais.

O Plano de mobilidade terá um conjunto de ações que permitirá ao município tratar de forma integrada os instrumentos de planejamento existentes e articular as ações propostas com a Politica Nacional de Mobilidade Urbana.

“O início dos trabalhos será a fase de levantamento de dados técnicos como contagem de veículos, malha viária, condições de acessibilidade aos cidadãos e infraestrutura de fiscalização e operação de transporte e trânsito da Prefeitura, gerando diagnósticos da situação atual. A partir disso, serão elaboradas as diretrizes e ações necessárias para melhorar o sistema de mobilidade em Passo Fundo”, destacou Gustavo Heurich, coordenador de transporte e trânsito da secretaria de Planejamento.

Gostou? Compartilhe