A preparação para a chegada do bebê e o momento de ser mãe são muito importantes. Para auxiliar nesse processo iniciou na noite de ontem o 27° Curso de Orientação à Gestante promovido pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo. O evento contou com a participação de 60 mães e seus acompanhantes, que durante duas semanas poderão adquirir aprendizado e esperar mais tranquilos a chegada do bebê.
Ensinar a cuidar, mostrar o que é normal ou anormal durante a gestação, estes são alguns dos objetivos do curso de gestantes do HSVP, segundo a enfermeira Cleusa de Carvalho, responsável pela maternidade do HSVP e organizadora do curso. Ela explica que o curso não ensina a ser pai ou mãe, mas que mostra caminhos e técnicas que podem ser utilizadas. “O carinho, o olhar de mãe, de pai para o filho é particularidade de cada um. A forma de pegar o bebê no colo, trocar a fralda, cortar a unha serão cuidados aprendidos e aperfeiçoados durante a vivência diária desta nova família”, destaca.
Nesta edição a boa surpresa foi a expressiva presença dos pais. Cleusa explica que esse comportamento é também influenciado pela evolução da sociedade. “Há pouco tempo atrás a participação do pai era muito pequena, o homem saía para trabalhar e a mulher ficava em casa para cuidar dos filhos. Porém, a sociedade evoluiu, as mulheres trabalham fora e o pai divide as atividades domésticas e o cuidado dos filhos. Por isso, sempre dizemos que não é a mulher que está grávida, e sim o casal que está grávido”.
Acompanhando a esposa Leila Michelin Correa, grávida de 30 semanas de um casal de gêmeos, Juliano Correa afirmou que não basta ser só pai, tem que participar e aprender junto. “Sou pai de primeira viagem, então é sempre bom aprender com quem entende do assunto”. A futura mamãe Leila esperava o curso desde que soube que estava grávida, e aguardou ansiosa pelo evento. “O aprendizado é muito bom, precisamos estar preparados para quando os bebês chegarem”, comenta Leila.
Mas não são somente pais e mães de primeira viagem que procuram o curso. Grazieli Brandili já é mãe de uma menina, está grávida pela segunda vez e resolveu participar do curso, porque cada gestação e filho são diferenciados e o aprendizado nunca é demais. “Quando eu estava grávida da minha primeira filha eu não consegui participar do curso, mas agora eu resolvi participar porque sempre tem algo a mais que precisamos saber”, enfatiza.
Na abertura da 27° edição foram apresentadas as palestras Mudanças psicológicas na gestação, com a psicóloga Rejane Catapan Piovesan e Crescimento e desenvolvimento fetal, alterações hormonais, como amenizar os desconfortos e Sexualidade na gestação e puerpério, abordados pela médica obstetra Marisol Curti.