Final de semana deve ser marcado pela chuva e pelo frio

Temperatura despencou entre a quinta e a sexta-feira e o final de semana deve continuar em baixa e com chuva. Na segunda-feira pode, inclusive, gear

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

O céu azul, pessoas com roupas mais leves nas ruas e o calor marcaram a quinta-feira (08) fazendo muitas pessoas esquecerem, mesmo que por um momento, que estamos no inverno. O amanhecer de sexta-feira, no entanto, pegou muitas pessoas desprevenidas. O frio e a chuva mudaram completamente a paisagem e essas devem ser as condições do final de semana. Apenas no domingo a chuva deve parar, mesmo assim o dia continua frio de acordo com dados da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet.

A frente fria que chegou na sexta-feira conseguiu romper o ar quente e seco que predominava na região de acordo com o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio. Na quinta, a temperatura máxima registrada foi de 26ºC às 16h. Na manhã de sexta, às 9h, os termômetros marcavam 10ºC. Além da queda de 16ºC, o vento úmido e a alta umidade relativa do ar fizeram a sensaçãotérmica ficar ainda mais baixas. A máxima na sexta-feira ficou em 10,4ºC. Conforme Sampaio o mês de agosto será marcado por oscilações de temperatura.

Previsão
O Sábado será um dia instável, com chuva e frio intenso. A temperatura mínima ficará em 6ºC e a máxima em 10ºC. No domingo, a entrada de um ar de origem polar faz o dia amanhecer com garoa ou formação de nevoeiro. A mínima fica em 4ºC e a máxima não passa dos 14ºC. A segunda-feira inicia com céu claro a parcialmente nublado. A mínima novamente fica em 4ºC e pode ocorrer formação de geada. Durante o dia a máxima já chega aos 18ºC e as temperaturasentram em elevação gradativa.

Metade da média anual
Até o dia 9 de agosto o acumulado de chuva no ano foi de 896,6mm que representa 50% da média anual que é de 1.803mm. De acordo com Sampaio, o ano está com um déficit hídrico, pois esse volume deveria ter sido alcançado ainda no mês de junho.

No mês de agosto o acumulado é de 97 mm que representa 52% da média que é de 187,8mm. Somente na sexta-feira, foram 19 milímetros, entre as 9h e a metade da tarde. “Agosto é um mês que deve ficar abaixo da média. A partir de setembro e principalmente outubro essa situação pode mudar e pode ocorrer chuva acima da média ou dentro do padrão. Isso pode amenizar o problema, mas precisaria bem mais chuva até porque ano passado tivemos uma estiagem muito grande. Mesmo assim, as chuvas que vieram recuperaram as barragens da Corsan, pequenos e médios açudes”, conclui Sampaio.

Gostou? Compartilhe