Duas gerações de atletas passo-fundenses ocuparam o lugar mais alto do pódio durante as provas disputadas no domingo passado em comemoração aos 156 anos do município. Na 21º edição da Meia Maratona, Rosa Jussara Barbosa, 38 anos, novamente foi a grande vencedora entre as mulheres. Na rústica, pela quinta vez consecutiva, o título ficou com o jovem Maicon Mancuso, 20 anos, uma das grandes promessas do atletismo brasileiro. Além do talento natural em comum, os dois fundistas, cuja diferença de idade é de 18 anos, tiveram as portas do esporte abertas pelas mãos da mesma pessoa: o técnico José Florenal da Silva.
Aos 55 anos, Zé, como é carinhosamente chamado pelos seus pupilos, vem dedicando grande parte da sua vida, na descoberta e formação de corredores em Passo Fundo. O olho apurado para identificar um atleta em potencial vem da experiência adquirida durante a época em que brigava pela ponta nas corridas de rua no Estado, aliada ao conhecimento científico obtido através do curso de Educação Física.
Florenal fez parte da geração de fundistas que se destacou no cenário do atletismo gaúcho e nacional, principalmente entre a segunda metade dos anos 80 até meados de 1993. Além dele, nomes como Ênio de Souza Vargas, Gilmar Jorge Sosso, Celso Ribeiro, Diamantino da Silva, dificilmente ficavam fora de algum pódio. Entre suas conquistas, lembra a vitória na prova em homenagem ao aniversário do S.C.Internacional, disputada em Porto Alegre, no ano 1988.
A carreira seguia a passos largos quando precisou ser interrompida de forma brusca. Uma lesão no joelho o afastou das provas por um período de nove anos. O atleta começava a dar lugar para o técnico. A primeira experiência na nova função veio com a fundista Latife Khouri, vencedoras de diversas corridas na região. No entanto, a parceria mais vitoriosa surgiria em 97.
Durante uma corrida de pista promovida pelo Sesi, uma jovem, de 23 anos, de poucas palavras e com um talento promissor, chamou a atenção do novo técnico que a convidou para um teste. Nascia ali, a principal fundista da história de Passo Fundo: Rosa Jussara Barbosa, tetracampeã da maratona de Porto Alegre, além de tantas outras conquistas pelo país, e participação em três mundiais pela Seleção Brasileira de Atletismo. “Trabalhei durante um ano com a Rosa. Depois ela passou por outros técnicos. Em 2007 reeditamos a parceria que se estendeu até o ano passado. Foi uma experiência e tanto” diz o professor.
A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional. Assine Já