Com o avanço das tecnologias, a informatização em atividades simples e cotidianas está cada vez mais comum. Sistemas embarcados, por exemplo, estão inseridos na agricultura, em automóveis, eletrodomésticos e em uma gama de produtos que se amplia cada vez mais. Além da área se expandir rapidamente, com um mercado de trabalho cada vez mais promissor, há a possibilidade aos interessados em se qualificar gratuitamente.
O curso em Tecnologia em Sistemas para Internet é oferecido em Passo Fundo no campus do IFSUL , Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Sul Rio-grandense, gratuitamente. De acordo com o coordenador do curso, Alexandre Lazzaretti, o grande objetivo da graduação é formar mão de obra qualificada e que atenda as demandas do mercado de trabalho da cidade e da região.O ingresso ao mercado de trabalho é um dos motivos, segundo ele, pela redução de disciplinas cursadas pelos acadêmicos.A rápida absorção desses estudantes pelo mercado de trabalho também dificulta a permanência deles nas pesquisas realizadas pelo campus ou com outras instituições parceiras.
Para melhorar ainda mais a qualificação do estudante da instituição, o curso está passando por uma reformulação da grade curricular. Lazzaretti explica que isso permite a retirada de disciplinas que podem sobrepor outras, além de garantir mais tempo no final do curso para o estudante finalizar o Trabalho de Conclusão de Curso e o estágio curricular. “Nos moldes que a grade curricular está sendo trabalhada, quando os acadêmicos chegam ao último semestre ocorre uma sobrecarga muito grande neles”, comenta Lazzaretti. O coordenador ainda destaca a qualificação do corpo docente da instituição. “A grande maioria dos professores são mestres, e o número de doutores está ampliando cada vez mais”.
Conforme o coordenador web da Parceria Sistemas, Fernando Winckler Simor, os acadêmicos do IFSUL são comprometidos, éticos, críticos e possuem um embasamento prático e teórico muito profundo nessa área que necessita de estudos e aperfeiçoamento constante. “Percebemos que a instituição oferece aos alunos diversas atividades que estimulam o trabalho em grupo em diversas situações. Essas práticas são fundamentais para a inclusão do estudante no mercado de trabalho aliado ao conhecimento teórico e principalmente das tecnologias atuais”, comenta. Simor afirma que vários acadêmicos do IFSUL já passaram como estagiários pela empresa. Atualmente a empresa conta com um quadro de estagiários que faz parte da empresa e de profissionais formados que atuam de forma efetiva no quadro de funcionários da empresa. Ele comenta que vários profissionais já passaram pela empresa, oriundos do instituto, mas muitos deles saíram da cidade seja para ampliar seus estudos e para diversificar suas atividades profissionais.
A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional. Assine Já
Mercado promissor e qualificação gratuita
· 2 min de leitura