Apesar do prognóstico trimestral ter apontado para um mês de agosto com chuvas abaixo da média normal histórica, o que tem acontecido até agora é bastante diferente. Nem bem está chegando ao fim a primeira quinzena do mês e o acumulado de chuva já passou dos 80% esperados para o oitavo mês do ano. Mas a partir de hoje a instabilidade vai dar uma trégua e a chuva vai parar por alguns dias, segundo informações da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet.
A área de instabilidade que entrou na região na madrugada de terça-feira (13) trouxe bastante chuva. Até as 15h de ontem, já haviam sido registrados 14 milímetros, somando 153 milímetros no mês, que nem chegou ainda à metade e já tem um acúmulo de 81% da média de chuvas prevista para agosto, que é de 187,8 milímetros. “Outra característica do clima na cidade ontem foi pequena diferença entre as temperaturas mínima e máxima”, comenta o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio. Pela manhã, os termômetros registraram 8,5ºC de mínima e, à tarde, 10ºC de máxima.
Entretanto, a entrada de uma massa de ar polar começou a causar um ligeiro declínio na temperatura já na noite de ontem, e que também deve significar o fim da chuva a partir de hoje. Ainda assim, esta quarta-feira (14) ainda pode se iniciar com garoa ou formação de nevoeiro, mas com melhora no decorrer do período. A previsão para hoje é que as temperaturas fiquem entre a mínima de 4ºC e a máxima de 10ºC.
Para a quinta-feira (15) a previsão é de geada ao amanhecer. O céu fica claro a parcialmente nublado. A mínima deverá ficar em 2ºC e a máxima não passa dos 16ºC. A sexta-feira (16) também será de frio, com formação de geada ao amanhecer e temperaturas entre a mínima de 4ºC e a máxima de 18ºC. O céu também fica claro a parcialmente nublado.
“Entre sexta-feira, sábado e domingo, as temperaturas entram em elevação gradativa, mas ainda assim, devido ao resfriamento diurno e noturno as mínimas pela manhã ficam abaixo dos 10ºC”, salienta Sampaio. No sábado (17) deve fazer mínima de 6ºC e máxima de 20ºC. No domingo (18), os termômetros devem marcar entre 8ºC e 22ºC. Na segunda-feira (19), a mínima sobe um pouco e fica em 10ºC e a máxima em 22ºC e não há previsão de chuva pelo menos até o dia 20 de agosto.
A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional. Assine Já